Cabeçalho interactivo

Guião Informativo

 

Dia 12 de julho – 5/5

Basílica de San Lorenzo

A Basílica de São Lourenço é uma igreja do início do Renascimento, concebida por um dos maiores arquitectos desta época, Filippo Brunelleschi, sobre uma pequena igreja fundada por Santo Ambrósio no ano de 393. Através do claustro renascentista acede-se à Biblioteca Laurenziana de Michelangelo, mandada construir em 1419 por Cosme, o Velho, e ampliada por Lourenço, o Magnífico, em 1460. Está integrada no centro histórico de Florença, local classificado Património Mundial pela UNESCO, juntamente com a catedral e os palácios Médici-Riccardi, Pitti e Uffizi.

 

Capela Médicee

A Capela dos Médici localiza-se atrás da Basílica de São Lourenço e foi construída pela Família Médici durante a Renascença.
O Museu da Capela dos Médici consiste na Cripta dos Médici, na Capela dos Príncipes e na Nova Sacristia. Juntamente com as decorações escultóricas e arquitectónicas, o museu exibe o Tesouro da Basílica de San Lorenzo: relicários e objectos litúrgicos, grandes exemplos da arte de ourivesaria renascentista e barroca. A Capela Médici, foi construída entre os séculos XVI e XVII.

A vasta Cripta, onde os membros da família Médici estão enterrados, leva à Capela dos Príncipes, que abriga os grandiosos monumentos funerários dos Grão-Duques Médici da Toscana. Trata-se de um salão octogonal, totalmente revestido de pedras semipreciosas e incrustações de mármores raros, encimado por uma ampla cúpula com afrescos. As obras foram iniciadas em 1604 pelo arquitecto Matteo Nigetti e continuaram por mais de dois séculos. A rica decoração incrustada foi feita pelas grandes oficinas ducais, que se uniram para formar o Opificio delle Pietre Dure. Os seis sarcófagos estão vazios; os restos mortais dos Medici continuam na cripta localizada no subsolo do prédio. Os vãos presentes acima dos sarcófagos foram feitos para conter as esculturas de cada um dos Medici, porém somente duas foram feitas, ambas por Pietro Tacca (1626-42).
Na Capela dos Príncipes encontram-se os túmulos de Cosimo I de Médici, primeiro Senhor de Florença e Pater Patriae, o Grão-Duque Cosimo II, Fernando I e a sua esposa Cristina de Lorena, Giovanni delle Bande Nere, o Princípe Lorenzo e o Cardeal Leopoldo, ou seja, as figuras mais proeminentes da História de Florença.

A construção da Sacristia Nova começou em 1521 para albergar os túmulos de Lorenzo e Giuliano de Médici. Por desejo dos papas Medici, Leão X e Clemente VII, Michelangelo trabalhou na decoração da Nova Sacristia entre 1520 e 1534, em estágios sucessivos.

Michelangelo criou para a Capela dos Médici algumas das suas mais belas esculturas: “Dia e Noite”, “Aurora e Crepúsculo”, chamados de Alegorias do Tempo e a impressionante “Madonna Medici com il Bambino”. As Alegorias do Tempo representam as fases da vida - Dia, a nossa vida na terra; Noite, a morte; Aurora, a juventude; Crepúsculo, a velhice. Percebe-se que Michelangelo só usava modelos masculinos para as suas esculturas. Na escultura “Noite” vê-se uma máscara nas suas mãos, que aparentemente, era a forma de Michelangelo se expressar diante dos Médici.

 

\

Página anterior Índice Página seguinte

10