Cabeçalho interactivo

Guião Informativo

 

Dia 11 de julho – 2/3

O Palazzo Vecchio é actualmente a sede da prefeitura do município florentino. No seu interior acolhe um museu que expõe, entre outras, obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari.

A praça foi palco da execução do monge dominicano Girolamo Savonarola, que levantou multidões contra a vida pagã e a imoralidade da sociedade Renascentista, até que seus inimigos da classe dominante o condenaram ao enforcamento e à fogueira em 1498, como é recordado em uma laje de granito do piso, quase no centro da praça.

 

 

 
 

Loggia della Signoria (Galeria dos finais do séc. XIV)


A Loggia dei Lanzi, também conhecida como Loggia della Signoria é um verdadeiro museu a céu aberto. Construído entre 1376 e 1382 para sediar assembleias e eventos públicos, o espaço reúne mais de uma dúzia de esculturas belíssimas, como Ratto delle Sabine (1583), de Giambologna. Outra obra que impressiona é o Perseu (levado à Loggia em 1554), com mais de três metros de altura, esculpido por Benvenuto Cellini.

Na entrada, encontram-se dois leões: à direita, uma escultura da época romana; à esquerda, um leão de mármore feito por Flaminio Vacca, em 1600. Simbolizam para os florentinos a protecção contra presenças negativas, tanto na Loggia dei Lanzi quanto na Piazza della Signoria.

 

Loggia quer dizer galeria, arcada aberta. Recebeu esse nome porque ali acamparam os Lanzichenecchi, ou soldados mercenários ao serviço do Sacro Império Romano. Eles abrigaram-se ali em 1527, a caminho de Roma, e a Loggia passou a ser chamada de Loggia dei Lanzi, numa abreviação do nome alemão Landsknecht (Land = terra + Knecht = servidor).
 

Piazza della Republica

Este é uma zona comercial com a maior concentração das lojas de marca e as melhores griffes mundiais de moda, joalharia e perfumaria. Aqui se encontram alguns dos cafés e pastelarias mais antigos e requintados da capital toscana. Com formato rectangular e um arco super imponente, a Piazza della Repubblica fica exactamente no centro da cidade.

Durante o império romano sediava o fórum e o mercado medieval.

         
 

\

Página anterior Índice Página seguinte

4