Série II - N.º 23 - Março 2019

2

 
 

Editorial
 

Antes de mais, os meus sinceros votos que este ano de 2019 vos seja melhor que o anterior, tanto na saúde como na alegria do dia a dia! O ano passado foi, uma vez mais, um ano de grande actividade para o Clube, tanto em termos de encontros e Automobilia como ainda outra actividade que tem vindo a exigir bastante atenção e trabalho de nossa parte, os dias abertos do Clube.

Na realidade, esta iniciativa de abrir as portas do nosso espólio museológico ao público em geral, tem conhecido um sucesso deveras importante, o que é testemunhado pelas mais de 2000 visitas (nacionais e estrangeiras) e, muito importante, os rasgados elogios que têm merecido as nossas exposições e esforços do Clube. É importante aqui realçar o fundamental e inestimável apoio que nos tem sido dado por sócios e amigos, que pronta e simpaticamente nos têm cedido os seus automóveis, motos ou bicicletas para o enriquecimento das exposições temáticas. A todos, o nosso muito Bem-Haja!

Chamo a atenção que para ano haverá eleições para os Órgãos Sociais do CAAA, pelo que todos os sócios deverão na altura apresentar listas candidatas à liderança dos destinos do Clube, tendo em atenção os prazos e regras indicadas na convocatória para esse efeito. É importante e salutar para a dinâmica de uma Associação como a nossa que haja pessoas novas nos órgãos dirigentes, para concretizar ideias e iniciativas, sempre fundamentais para manter um Clube como o nosso na linha da frente pela defesa e promoção do património coleccionístico dos transportes rodoviários no nosso País.

Independentemente do que possa resultar de qualquer eleição, será sempre necessário continuar a trabalhar para demonstrar o interesse e valor cultural que constituem os veículos antigos como património industrial, aspecto cada vez mais importante nos tempos actuais, onde constrangimentos ambientais levam à implementação legal de condicionalismos crescentes à circulação das nossas máquinas. Se, por um lado, é fundamental haver medidas que promovam a qualidade ambienta! e ecológica, por outro é também fundamental fazer ver que os veículos antigos, apesar de não respeitarem qualquer norma ambiental Euro, não constituem minimamente qualquer ameaça para o nosso meio ambiente. Devem ser vistos e considerados, isso sim, como objectos culturais e promotores de aprendizagens e conhecimentos históricos.

Para conseguirmos todos estes belos propósitos, é fundamental o envolvimento e participação de todos, seja a colaborar com a Direcção, seja a participar nas actividades do Clube, seja ainda no dia a dia através de uma utilização responsável e exemplar dos nossos veículos antigos. Por isso, .como habitualmente, contamos com a vossa preciosa ajuda e participação!


 

Calendário de Actividades 2019 e etc.