Série II - N.º 22 - Agosto 2018

6

 

26ª Automobilia

A 26.ª Automobilia, que decorreu de 18 a 20 de Maio, saldou-se com mais um grande sucesso, tendo atraído à cidade da Ria uma multidão de aficionados do coleccionismo dedicado aos meios de transporte. Uma realização do nosso Clube, que tem vindo a crescer de ano para ano, tendo ultrapassado todas as expectativas da organização, quer em termos de visitantes, quer em termos de participação de expositores.

Um dos grandes factores de enriquecimento da Automobilia são as exposições temáticas, que complementam a riqueza de material e veículos à venda no evento. Destacaram-se nesta edição as exposições dedicadas aos automóveis de fabrico português; os camiões de pronto socorro mecânico; as motos antigas de fabrico artesanal; os automóveis da família Renault; veículos da 2.ª Guerra Mundial; os 70 anos da Land Rover e as bicicletas antigas.

Representadas no certame estiveram também algumas das mais importantes entidades nacionais com actividades ligadas à preservação do património dos transportes, nomeadamente, o Museu do Ar, o Museu Nacional Ferroviário, o Museu Militar de Elvas, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública e o Município de Lisboa. Como sempre, um vasto conjunto de clubes e associações, que participaram nesta 26.ª edição com a exibição dos seus veículos, enquanto divulgavam actividades e eventos.

Complementarmente, a Automobilia apresentou também, com enorme sucesso, um Passeio de Bicicletas Antigas, que decorreu no último dia do certame e atraiu quatro dezenas de aficionados do pedal que de Ourém a Esposende se deslocaram a Aveiro com velocípedes até 1970. A 26.ª edição da Automobilia foi também visitada pelo grupo de entusiastas dos UMM e outros agrupamentos monomarca.

Uma outra novidade nesta edição, e que teve lugar pela primeira vez, foram os passeios gratuitos pela cidade em autocarros antigos, constituindo um êxito enorme. A actividade do nosso autocarro foi apoiada e complementada por outro AEC de 1968 (vindo de Lisboa) e um Volvo de 1980 (vindo do Porto).