Série II - N.º 20 - Agosto 2017

4

 

25.ª Automobilia

No mês de Maio decorreu a 25.ª Automobilia, o principal evento do nosso Clube que, como é habitual, atraiu à nossa cidade uma multidão de aficionados do coleccionismo dedicado aos meios de transporte. A 25.ª Automobilia, o maior e mais antigo certame de Portugal dedicado ao coleccionismo da temática dos transportes rodoviários, ultrapassou todas as expectativas da organização quer em termos de visitantes quer em termos de participação de expositores.

Uma edição histórica, que este ano se afirmou ainda mais como o verdadeiro ícone no tema das feiras e exposições dedicadas ao coleccionismo e história dos transportes.

Foram cerca de 370 expositores, de várias nacionalidades, que puseram à disposição do numeroso público uma imensidade de material e equipamentos (peças automóvel e moto, ferramentas, documentação técnica, vestuário, publicidades, diversos itens relacionados com a publicidade, bombas de gasolina, de entre outros), veículos de todo o tipo e em diversos estados de conservação, memorobilia ligada ao mundo dos transportes e desportos motorizados, miniaturas e muito mais.

Complementarmente, foram realizadas diversas exposições temáticas com o objectivo de mostrar ao público em geral diversas vertentes de preservação do património histórico de várias entidades (Museu Nacional Ferroviário, que foi o convidado de honra desta edição, o Museu do Ar, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública, o Museu Militar de Elvas) que exibiram parte do seu espólio com veículos e equipamentos diversos, constituindo um factor de enriquecimento do conhecimento de todos os visitantes.

Para além da riqueza de material de automobilia e motomobilia, a edição deste ano apresentou exposições temáticas, com particular destaque para a exibição de uma locomotiva a vapor dos anos 20 e uma carruagem dos anos 30, colocados num tramo de verdadeira via ferroviária, uma obra de elevada complexidade que o CAAA conseguiu realizar com êxito e para o encanto de todos os visitantes.

O transporte aéreo esteve também representado com a colaboração do Museu do Ar, que exibiu um avião Chipmunk e diversos equipamentos aeronáuticos históricos.

Os transportes rodoviários do início do século XX mostraram aos visitantes um conjunto de belos e imaculados veículos produzidos entre 1900 e 1925, com destaque para um raro Mitchell C42 de 1916 e uma FN Sahara Sport de 1922, a primeira mota a atravessar o deserto do Sahara, enquanto no interior do recinto uma extensa e preciosa exposição da marca Lambretta e a suas "primas" scooters, comemorativa do 70° aniversário do seu lançamento, fez também as delícias dos apaixonados das máquinas de duas rodas. Os 60 anos do "castiço" Fiat 500 foram, igualmente, lembrados com uma reunião das variadas séries do 500, seus derivados e herdeiros. Por fim os visitantes puderam apreciar uma mostra das diferentes "famílias" OPEL, desde os Kadett, Rekord, Olympia, Kapitan, Commodore até ao Admiral.

Nas actividades complementares, a Automobilia foi o palco de exibição da caravana de veículos do Passeio Automobilia, da concentração nacional dos lendários Morgan, da caravana de participantes do rali de regularidade histórica "Ria Classics" e também da concentração UMM.