Série II - N.º 17 - Março 2016

4

 

Passeio à Serra da Estrela

O passeio que o CAAA organizou à Serra da Estrela no mês de Setembro (dias 19 e 20) de 2015, mais concretamente à cidade de Seia e suas redondezas, teve um sucesso assinalável, sendo certo que ficará para sempre na memória dos participantes como um dos mais agradáveis passeios do Clube.

Procurou-se com este evento recuperar um tema muito do agrado dos sócios, o Passeio às Beiras, que conheceu várias edições ao longo dos anos, levando a caravana a conhecer diferentes áreas desta muito interessante zona do centro de Portugal. A comitiva foi primorosamente recebida nas belas e confortáveis instalações da Quinta do Crestelo, que foi o nosso "quartel-general" durante esses dois dias, sempre muito bem acompanhados e orientados pelo nosso anfitrião, o Dr. Alberto Martinho, que não se poupou a esforços para um programa cultural e lúdico do maior interesse.

Foi assim que não faltaram as tradicionais provas da gastronomia local e os passeios pelos verdejantes vales cobertos de bosques de carvalho "regados" por rios e riachos de águas cristalinas.

Para além destes temas de interesse, os convivas também tiveram a oportunidade de contactarem com a cultura local ao visitar o Museu do Pão, onde se ficou a conhecer a história desta importante indústria alimentar que acompanha a humanidade desde os tempos imemoriais, e também de acompanhar um ateliê de fabrico de queijo tradicional, que decorreu na Oficina de Produtos Tradicionais, na própria Quinta do Crestelo, seguida da prova de todas aquelas iguarias locais.

O jantar de sábado, para além de muito bem servido, foi seguido de bailarico ao som de música ao vivo, onde todos se divertiram e se usufruiu de um óptimo serão.

No segundo dia, depois de um preenchido pequeno-almoço, a caravana rumou ao Museu da Electricidade, onde se pode ver como funcionava uma central de produção hídrica, a primeira do País.

De salientar a visualização de um filme da época (anos 40/50) onde foi possível ver as duras condições em que se trabalhava antigamente, numa altura em que as máquinas estavam ainda longe de serem o que são hoje em dia e em que a sua disponibilidade era também muito limitada. Ainda antes do almoço, pudemos ir visitar a muito interessante aldeia do Cabeça, bem preservada e uma das primeiras aldeias de Portugal a ter iluminação pública por LEDs numa feliz combinação do tradicional com as tecnologias dos tempos actuais.

Depois de um agradável almoço, chegou a altura do regresso a casa, não sem antes agradecer profundamente ao Dr. Alberto Martinho e equipa da Quinta do Crestelo a magnífica estadia em terras de Seia.