Série II - N.º 16 - Agosto 2015

4

 

XXIII Automobilia

A XXIII Automobilia, evento por excelência do nosso Clube, encerrou com um balanço  francamente positivo tendo, uma vez mais, ultrapassado todas as expectativas, quer em termos de fluxo de visitantes – que encheram o Parque de Exposições da AveiroExpo, local de alojamento do certame desde sempre – quer no que diz respeito à qualidade do material em exposição.

Entre os passados dias 22 a 24 de Maio a cidade de Aveiro foi palco da mais antiga e maior feira nacional na área do coleccionismo relacionado com os meios de transporte, a AUTOMOBILIA – uma marca registada do CAAA – ocupando desde há muito um lugar de destaque entre os mais reconhecidos certames da Europa, tendo-se consagrado, uma vez mais, como um evento muito atractivo, de grande diversidade e com a maior dimensão de mercado de peças da Península Ibérica.

A qualidade e a diversidade com que os visitantes são brindados, não só no que às exposições temáticas diz respeito, mas também à oferta que é dada pelos expositores, têm provocado um aumento constante de visitantes, de ano para ano, mantendo-se o espírito do projecto inicial, ou seja, uma organização amadora mas com uma experiência acumulada de 20 anos de sucesso.

A Automobilia foi o certame precursor deste tipo de eventos em Portugal tendo dado origem a um mercado praticamente inexistente no País pois foi no seu seio que muitas das actuais empresas a laborar neste sector nasceram - permitindo ao coleccionador encontrar de tudo, desde as peças originais a necessitar ou não de restauro assim como peças de fabrico actual, veículos antigos e restantes objectos relacionados com o coleccionismo de veículos antigos, respectivamente miniaturas, literatura diversa, material de publicidade, de entre outros.

Local de atracção de todos os apreciadores e coleccionadores, vindos de todos os cantos do País assim como da vizinha Espanha e de França, a Automobilia proporciona uma vasta oferta concretizada por expositores nacionais e estrangeiros oriundos de diversos países europeus transformando Aveiro a capital nacional do coleccionismo do veículo antigo.

A edição de 2015 da Automobilia destacou-se pela presença e cooperação da Guarda Nacional Republicana que brindou os visitantes com uma mostra dos seus magníficos veículos de duas e quatro rodas e de diversos itens museológicos alusivos à sua actividade e evolução ao longo dos anos.

Outras exposições temáticas, uma das principais atracções da Automobilia, fizeram as delícias dos visitantes como foi o caso da presença da marca francesa Citroën, estando as duas rodas representadas pelas motas com sidecar,  destacando-se um belo exemplar de 1918 de uma Indian, nunca restaurada.

O destaque foi também para uma excelente colecção de bicicletas antigas, não faltando as motorizadas de fabrico português, que voltaram a marcar presença em mais uma colaboração do dinâmico grupo de entusiastas de Gulpilhares, relembrando o impacto que a indústria nacional de duas rodas teve na economia da região e do País. A XXIII Automobilia foi mais um sucesso do Clube Aveirense de Automóveis Antigos – CAAA – e a confirmação da referência que constitui para o mundo do coleccionismo relacionado com os meios de transporte.