Série II - N.º 12 - Agosto 2012

8

 

I Concurso de Elegância Automóvel

Esta primeira edição do Concurso de Elegância Automóvel foi (felizmente) mais um êxito dentro do programa da Automobilia, pois estiveram presentes 20 veículos de excepção, reunindo-se assim um precioso conjunto de máquinas, sendo de destacar a boa adesão por parte dos exemplares mais antigos e em soberbas condições e que pela sua raridade são constantemente o alvo das maiores atenções. O público aderiu em grande número para assistir ao desfile de exibição dos participantes, tendo ali uma oportunidade única de ver e ouvir (e também de cheirar) máquinas com décadas de existência, algumas com mais de 100 anos de existência e perfeitamente operacionais.

Os exemplares presentes iam desde um automóvel de 1904, um Cadillac Modelo C que conquistou o 1.º Prémio na Classe A, até um Simca Aronde P60 que ficou em 9.º lugar na Classe E e que datava de 1960. Na Classe Bolo Prémio foi para um raro Brasier 16HP Tourer de 1907, vindo de Lisboa especialmente para o concurso, rodando pela primeira vez depois de um impecável e longo restauro. O júri englobou personalidades conhecedoras, isentas e respeitadas no meio do coleccionismo automóvel, que após a exaustiva apreciação dos automóveis, estabeleceu a classificação final que, para além dos já acima referidos, atribuiu ainda o 2.º Prémio da Classe B para um Cadillac 30 Touring de 1911 e o 3.º para um BuickTouring de 1912. Na Classe C o 1.º Prémio foi atribuído a um Packard 326 Roadster de 1926 e o 2.º a um Ford Roadster de 1930. Na Classe D o 1.º Prémio foi conquistado por um Mercedes 170 Cabriolet de 1937, o 2.º foi para o Peugeot 201 Cabriolet de 1931 e o 3.º foi atribuído ao Ford A Tudor de 1931. Na Classe E um Citröen 2 CV de 1953 conquistou o 1.º Prémio, sendo o 2.º um Jaguar XK 140 Roadster de 1955 e o 3.º um Borgward B 1500.

O Concurso de Elegância teve o apoio da Liberty Seguros e dos Vinhos da Quinta do Pinto, de Alenquer, patrocinadores que muito prestigiaram este nosso novo evento.

Pelo que podemos constatar e pelos comentários positivos que recebemos, sem dúvida que estaremos perante um novo pólo de interesse na Automobilia e que iremos desenvolver nas futuras edições. Não deixa de ser curioso e representativo que a esmagadora maioria dos veículos presentes fossem efectivamente de Sócios do CAAA, o que não só demonstra a vitalidade do nosso Clube, como a grande qualidade dos veículos' que detemos e' da boa forma em que os mantemos.

Parabéns também por isso aos Sócios do CAAA e Obrigado por serem uns incondicionais das nossas realizações.