Série II - N.º 9 - Março 2011

7

 

XIX Automobilia

A Automobilia é, indubitavelmente, um marco fundamental em Portugal na promoção do coleccionismo de veículos antigos e de toda a temática que lhe está associada sendo já um verdadeiro ícone no panorama ibérico de Feiras de Automobilia, considerada por muitos a "Meca" dos coleccionadores, sendo uma disso prova o elevado número de expositores estrangeiros que anualmente participam.

A nossa Automobilia foi a precursora em Portugal de todos os outros certames da especialidade que foram nascendo ao longo destes últimos dezanove anos por esse pais fora à imagem e semelhança do que o Clube Aveirense de Automóveis Antigos, sendo, actualmente, uma das melhores da Península. São vários os certames do género que se têm realizado através da cópia de ideias que temos posto em campo, não só naquilo que mostramos nos pavilhões do Recinto de Feiras e Exposições de Aveiro, mas também na designação dos certames, o que obrigou a Direcção do CAAA a accionar os meios legais para impedir a utilização da nossa marca registada Automobilia.

São vários os temas que vão estar patentes ao público em exposição temáticas que este ano animam toda a Automobilia. Os vulgarmente designados "Calhambeques, automóveis seculares" desempenham este ano um importante papel nas nossas exposições temáticas, não só pela importância que têm na história do mundo dos transportes mas também porque, nos últimos tempos, têm andado um pouco arredados destas lides do coleccionismo, optando os seus proprietários por mantê-los em casa.

Outro dos temas escolhidos para a edição deste ano da Automobilia é o dos “Veículos militares: veteranos da Guerra do Ultramar e da 2.ª Grande Guerra", um tema actual, pois Portugal lembra, durante o ano em curso, os 50 anos do início da guerra em África (16 Março de 1961). As duas rodas são também recordadas nestas exposições temáticas com uma mostra dedicada às "Indian, the American Legend".Ainda no sector das duas rodas, mas dedicada às duas rodas portuguesas, está uma exposição sobre a "Carina, uma scooter portuguesa", em princípio com projecção de um filme sobre o fabrico e montagem deste veículo construído em Aveiro. As "Motorizadas Portuguesas, um legado da indústria" é mais um tema em exposição mostrando o que de melhor se fez em Portugal no sector das duas rodas.

Por fim um tema que é sempre bem-vindo não só pelo interesse que despertam os veículos mas também pelo papel que têm na sociedade: "Veículos de Bombeiros, 100 anos a apoiar os Soldados da Paz".