Série II - N.º 5 - Março 2009

2

 
 

Editorial

E cá estamos nós em 2009 e parece que foi apenas há uns dias que escrevi o comunicado de 2008 aos sócios do CAAA! Posso estar enganado, mas creio que o tempo acelera com o passar da idade!

Este ano de 2009 é ano de eleições para os Órgãos Sociais do Clube, que ocorrerão durante a realização da Assembleia Geral Ordinária no próxima dia 26 de Março. Convido, pois, todos os sócios a organizarem-se em listas para concorrerem a estas eleições e a participarem activamente na vida do Clube através da presença na referida Assembleia Geral. A nossa participação nestas actividades é cada vez mais importante, porque, como todos nós sabemos, são cada vez mais difíceis as condições para a prática do coleccionismo que tanto apreciamos. Estas dificuldades reflectem-se em várias vertentes, com as crescentes condicionantes legais para a utilização dos veículos antigos, os diferentes tipos de fiscalização, dificuldade na importação de veículos antigos, etc., etc. É portanto importante que todos estejamos atentos a estes assuntos e possamos procurar ter uma voz activa para a preservação e usufruto do património industrial e social que constituem os veículos antigos.

Em jeito de balanço, o ano que agora findou reuniu o habitual leque de actividades do Clube, algumas com muita participação, outras nem por isso. Como sempre, procurou-se reunir motivos de interesse para todos, para que pudéssemos usufruir do bom convívio que sempre existe e, por vezes, saborear a companhia das nossas velhas máquinas. E digo por vezes, porque guardo em boa memória o passeio de barco com almoço ao ar livre que realizámos a S. Jacinto, um evento tão do agrado para todos nós. Mas de má memória tenho presente a falha da Direcção em não ter conseguido concretizar o Encontro de Motos Antigas, devido a factores a que, apenas em parte, somos alheios.

Mas não foi só de passeios e encontros a actividade do Clube. Noutros domínios, procurámos concretizar algumas realizações, entre as quais se pode destacar o acordo de cooperação que realizámos com o Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) para esta entidade realizar, em Aveiro e para os sócios do CAAA, a inspecção de veículo antigo que permite a isenção da inspecção obrigatória do IPO para os automóveis. No âmbito deste acordo, a Comissão Técnica daquele Clube desloca-se a Aveiro em datas predefinidas para efectuar as inspecções às viaturas dos sócios que assim o requeiram ao CAAA. Para mais informações deste processo, aconselho a leitura de um artigo dedicado ao assunto, mais à frente neste Boletim. No ano findo, também se concretizou (finalmente!) a atribuição das Placas de Inspecção do CAAA para os veículos admitidos no Clube. Estas placas são disponibilizadas aos sócios que assim solicitem e podem igualmente ser atribuídas a veículos anteriormente inspeccionados. Felizmente, a aceitação tem sido bastante boa e o processo tem decorrido bem, apesar de algumas dificuldades no início.

Como é conhecido de todos, o nosso Clube tem vindo a organizar uma das melhores e maiores feiras do País dedicadas à temática do coleccionismo de motociclos e automóveis, a Automobilia. O nosso sucesso fez com que, em breve tempo, uma série de eventos similares se tenham vindo a realizar pelo País fora, o que atesta bem o dinamismo que este tipo de coleccionismo tem no nosso País e que nos orgulhamos de ter dinamizado. No entanto, para preservar a nossa identidade própria como organização, o nosso Clube concretizou o registo de marca para as designações Automobiliae Motomobilia, conforme registos junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, efectuados pelas Marcas Nacionais n.os 407993 e 443425, sendo aquelas designações de exclusiva utilização por parte do C.A.A.A. Este facto obriga outras entidades a solicitarem previamente ao nosso Clube a devida autorização para utilização daquelas designações, quando atribuídas a organização de eventos, tendo o nosso Clube reserva de direito nesse consentimento.

E agora convido todos os sócios a usufruírem da leitura do Boletim Informativo, que dedica este número a um recordar das actividades que tivemos neste ano que passou.

A todos, os votos de um excelente 2009!