Série II - N.º 3 - Março 2008

6

 

Magusto de São Martinho

A comemoração do S. Martinho é mais um dos encontros que junta os nossos sócios em franco convívio, um passeio que habitualmente se faz em percursos onde as surpresas vão surgindo, destacando-se, no ano transacto, uma visita à região da Tocha, onde um belo almoço que teve o leitão assado à Bairrada como prato de eleição enriqueceu as mentes (e os corpos) dos comensais. Um almoço que, como não podia deixar de ser, terminou com as tradicionais castanhas assadas e jeropiga, mantendo assim a velha tradição de comemorar esta data.

Um passeio à região da Tocha, que possibilitou a passagem por diversas e agradáveis localidades onde as relíquias do passado encantaram os transeuntes, que não se coibiram de manifestar a sua admiração e apreço pelo espectáculo que as bem conservadas e estimadas máquinas dos nossos sócios proporcionavam.

Saindo de Aveiro, a caravana passou pela Pateira de Fermentelos, onde se procedeu a uma pausa para o café da manhã na Estalagem da Pateira. Seguiu a caravana pelas estradas que serpenteiam pela bela região da Bairrada, seguindo-se para Febres, já no concelho de Cantanhede, onde houve oportunidade de visitar a lagoa da Vela. Já em direcção à Tocha, onde nos esperava o acolhedor almoço, houve a oportunidade de se visitar o local conhecido por Olhos de Fervença, um belo e bem conseguido parque de merendas à beira da água, com recantos encantadores e com uma nascente natural que dá o nome ao local resultante dos "olhinhos" que a água faz ao subir das profundezas da areia até à superfície, uma água límpida e transparente que a poluição ainda não atingiu.

Já na Tocha, os participantes foram recebidos na Albergaria Arcada, onde degustaram o tradicional almoço de leitão Assado à Bairrada, depois de umas belas e saborosas entradas. A terminar, não faltaram as castanhas e a jeropiga. Depois de bem comidos e "regados" com moderação, cada um seguiu o seu destino com a esperança de voltar no próximo ano.