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Dia Mundial da Cruz Vermelha -
Saúde em Foco - Rastreio da Diabetes
No passado dia 8 de maio, Dia Mundial da Cruz Vermelha, no âmbito da
disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, realizou-se na nossa
escola uma campanha de rastreio da diabetes e tensão arterial.
A Cruz Vermelha é uma organização
humanitária internacional fundada em 1863, em Genebra, por
iniciativa de Henry Dunant. Seu símbolo — uma cruz vermelha sobre
fundo branco — tornou-se um emblema reconhecido mundialmente da
assistência humanitária. A sua missão continua a ser proteger a vida
e a dignidade das vítimas de conflitos armados e catástrofes
naturais, oferecendo ajuda médica, alimentos, abrigo e apoio
psicológico, sempre de forma imparcial, neutra e independente. Além
disso, atua em tempos de paz com campanhas de saúde pública,
educação em primeiros socorros e apoio a populações vulneráveis.
O objetivo principal do nosso grupo foi
promover a consciencialização sobre a diabetes e a pressão alta,
doenças crónicas que afetam cada vez mais a população. A iniciativa
destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, não só
entre os alunos, mas também junto dos professores e demais membros
da comunidade escolar, celebrando o espírito de cuidado com a saúde.
Durante a campanha foram realizados
testes de glicemia e aferição da pressão arterial a professores,
alunos e assistentes operacionais. A adesão foi significativa,
refletindo o interesse da comunidade escolar em aprender mais sobre
os cuidados com a saúde e os fatores de risco, contribuindo também
para o desenvolvimento de uma consciência cidadã mais ativa e
responsável.
Maria Correia,
Catarina Correia, Andreia Castanheira, Salomé Fernandes, Teresa
Quinteiro e Rodrigo Marques – 11.º E
Horto e Jardim Camoniano
Comemorando os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, no
âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 11.°
E desenvolveu o projeto Jardim e Horto Camoniano, assumindo a
responsabilidade de cuidar do horto escolar.
Começámos esta aventura com a pesquisa
das inúmeras plantas que figuram nas grandes obras do poeta como «Os
Lusíadas»; e alguns poemas soberbos. Adicionalmente, também afixámos
cartazes nas portas da sala de aula com as estrofes / estâncias que
contêm excertos deste trabalho.
Para além deste objetivo, também
procurámos encorajar a comunidade educativa a criar hortos
domésticos, sensibilizar os alunos para a necessidade de um mundo
mais sustentável e promover a interação inclusiva com alunos da
Educação Especial.
Embora a designação de «Horto e Jardim
Camoniano» inclua plantas como a hortelã-pimenta e a cidreira, que
iremos partilhar para fazer chá no Dia do Agrupamento, não
conseguimos plantar muitas outras, visto serem plantas exóticas como
aquelas que nos dão a pimenta, a canela e o cravinho.
(continua na pág. seguinte)
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