Projetos

Dia Mundial da Cruz Vermelha - Saúde em Foco - Rastreio da Diabetes

No passado dia 8 de maio, Dia Mundial da Cruz Vermelha, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, realizou-se na nossa escola uma campanha de rastreio da diabetes e tensão arterial.

A Cruz Vermelha é uma organização humanitária internacional fundada em 1863, em Genebra, por iniciativa de Henry Dunant. Seu símbolo — uma cruz vermelha sobre fundo branco — tornou-se um emblema reconhecido mundialmente da assistência humanitária. A sua missão continua a ser proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e catástrofes naturais, oferecendo ajuda médica, alimentos, abrigo e apoio psicológico, sempre de forma imparcial, neutra e independente. Além disso, atua em tempos de paz com campanhas de saúde pública, educação em primeiros socorros e apoio a populações vulneráveis.

O objetivo principal do nosso grupo foi promover a consciencialização sobre a diabetes e a pressão alta, doenças crónicas que afetam cada vez mais a população. A iniciativa destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, não só entre os alunos, mas também junto dos professores e demais membros da comunidade escolar, celebrando o espírito de cuidado com a saúde.

Durante a campanha foram realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial a professores, alunos e assistentes operacionais. A adesão foi significativa, refletindo o interesse da comunidade escolar em aprender mais sobre os cuidados com a saúde e os fatores de risco, contribuindo também para o desenvolvimento de uma consciência cidadã mais ativa e responsável.

Maria Correia, Catarina Correia, Andreia Castanheira, Salomé Fernandes, Teresa Quinteiro e Rodrigo Marques – 11.º E
 

Horto e Jardim Camoniano

Comemorando os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 11.° E desenvolveu o projeto Jardim e Horto Camoniano, assumindo a responsabilidade de cuidar do horto escolar.

Começámos esta aventura com a pesquisa das inúmeras plantas que figuram nas grandes obras do poeta como «Os Lusíadas»; e alguns poemas soberbos. Adicionalmente, também afixámos cartazes nas portas da sala de aula com as estrofes / estâncias que contêm excertos deste trabalho.

Para além deste objetivo, também procurámos encorajar a comunidade educativa a criar hortos domésticos, sensibilizar os alunos para a necessidade de um mundo mais sustentável e promover a interação inclusiva com alunos da Educação Especial.

Embora a designação de «Horto e Jardim Camoniano» inclua plantas como a hortelã-pimenta e a cidreira, que iremos partilhar para fazer chá no Dia do Agrupamento, não conseguimos plantar muitas outras, visto serem plantas exóticas como aquelas que nos dão a pimenta, a canela e o cravinho. (continua na pág. seguinte)
 

 

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