Departamentos

Todas as terças e quintas, à tarde, grupos de alunos do 2.º Desporto visitaram as salas de aula e orientaram alongamentos simples e rápidos, entre 1 a 3 minutos, para aliviar tensões e melhorar posturas.

Tendo em conta que na nossa condição de estudantes passamos muito tempo sentados e adotamos posturas prejudiciais, torna-se essencial sensibilizar para a importância de movimentar o corpo regularmente.

No segundo semestre, a turma deslocou-se ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga – Aveiro, com o propósito de apresentar aos funcionários do hospital o projeto “Alinha-te e Cresce”, considerando de novo posturas incorretas associadas à rotina profissional. Para além da interação desenvolvida com os funcionários, foi também realizada uma sessão com exercícios que consideraram as zonas corporais mais afetadas pelas posturas destacadas.

Mais do que um projeto pontual, «Alinha-te e Cresce» deixou uma mensagem clara: pequenos gestos diários fazem a diferença na saúde e no rendimento escolar. Acreditamos que este hábito pode transformar a rotina dos alunos e contribuir para um ambiente mais equilibrado e saudável.

O caminho para o crescimento começa com movimento!

 

Alunos do 2.º Desporto

Mês do Coração - M.ª João Ferraz

Maio é considerado o Mês do Coração em vários países, incluindo Portugal, e tem como objetivo promover a prevenção das doenças cardiovasculares através da educação para a saúde, incentivo à atividade física e adoção de estilos de vida saudáveis.

Neste contexto, a disciplina de Educação Física através da aplicação da bateria de testes do FITESCOLA, utiliza o teste do vaivém para avaliar a capacidade cardiorrespiratória de todos os jovens da escola (um dos principais indicadores de saúde cardiovascular).

O Teste do Vaivém é um teste de corrida progressiva de 20 metros (ir e voltar), que serve para estimar o VO2 máximo — o volume máximo de oxigénio que uma pessoa consegue utilizar durante o exercício.

Quanto maior for o VO2 máximo, melhor é a condição cardiorrespiratória da pessoa.

Os valores de referência são baseados nos resultados do teste do vaivém e ajustados por idade e sexo de todas as turmas de 10.º e 11.º anos da escola.
 

 

7