Projetos

Parlamento dos Jovens

No dia 18 de março, no Centro de Artes de Águeda, decorreu a Sessão Distrital/ Regional do Parlamento dos Jovens–Básico, subordinada ao tema Viver Abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa.

Os alunos da Escola Básica n.º 2 de S. Bernardo (AEJE), Matilde Costa (9º G), Inês Pinheiro (9º G) e David Monteiro (9.º H) participaram no debate bem como na elaboração e aprovação do Projeto de Recomendação do círculo de Aveiro, a ser apresentado na Sessão Nacional nos dias 6 e 7 de maio na Assembleia da República. A participação destes jovens pautou-se pelo empenho e sentido de responsabilidade.

Prof.ª Ana Paula Oliveira, Parlamento dos Jovens

“Participei no Parlamento de Jovens em Águeda foi uma experiência incrível e inspiradora. A partir do momento em que entrei na sala, senti uma energia contagiante e o entusiasmo pela mudança.

As discussões foram intensas, com jovens com diferentes pontos de vista. Debatemos questões importantes que afetam a nossa sociedade.

Tive a oportunidade de apresentar as minhas ideias e as dos meus colegas para contribuir em possíveis soluções. Ouvir as opiniões de outros colegas de outras escolas foi enriquecedor. "

Inês Pinheiro, 9.º G

Alunas do Agrupamento de Escolas José Estêvão (AEJE) participam na Assembleia Municipal Jovem de Aveiro.

No passado dia 9 de maio (quinta-feira), alunos do Agrupamento de Escolas José Estêvão marcaram presença na Assembleia Municipal Jovem em Aveiro. O evento, que teve lugar na antiga Capitania de Aveiro, proporcionou uma oportunidade para os jovens expressarem e debaterem as suas ideias.

As alunas Beatriz Silva, Inês Gonçalves, Joana Matos e Mª Miguel Rocha, do 9.º K, demonstraram um notável envolvimento em questões como educação, ambiente, cultura, infra-estruturas urbanas, entre outras.

As suas vozes foram ouvidas pelos representantes municipais presentes, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, que elogiou o compromisso e a criatividade dos jovens.

A Escola Secundária José Estêvão foi representada pelos alunos Salomé Vieira (9.º D), Martim Lourenço (8.º D), Maria Vasco Martins (9.º D), Francisco Maravilha Gonçalves (8.º D) e Maria Inês Melo Sereno (9.º D) que defenderam a Moção “Investimento na cultura no âmbito da cidade de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024”.

Nas considerações iniciais referiram “Como jovens cidadãos de Aveiro, queremos que não só passear, mas também viver em Aveiro continue a ser respirar cultura. Que Aveiro continue a ver a cultura como algo capital, depois de deixar de ser Capital Portuguesa da Cultura”.

Para além do contacto com os órgãos do poder local, tiveram a oportunidade de formular as suas recomendações, de argumentar, de expressar as suas ideias de intervenção na comunidade na área da cultura, com sucesso.

A Moção foi aprovada pela Assembleia Municipal Jovem Aveiro 2024.

Pelo empenho e dedicação que manifestaram e pelo excelente exercício do direito de cidadania, Parabéns!

Leonor Andrade, 9.º K

 

21