Acesso à hierarquia superior.


Os postais desta página não apresentam qualquer identificação: nem localidade, nem nada acerca dos editores ou referentes relativos àquilo que mostram.

Se sabes o que as imagens nos mostram e os nomes das localidades onde se situam, ou qualquer outro elemento importante, fornece-nos as tuas informações, indicando o número respectivo, Para isso utiliza o formulário. - FORMULÁRIO.
 


 
De quem é o busto? Onde se encontra? Quem editou o postal? Quando? - Respostas recebidas com a identificação completa relativa ao postal ilustrado. O nosso obrigado às pessoas que nos esclareceram.
 
  1 - Registo das informações recebidas:

A foto é do monumento a Eduardo Coelho, fundador do "Diário de Notícias", no miradouro de S. Pedro de Alcântara, ao Bairro Alto, em Lisboa. E é, quase de certeza, da primeira metade do séc. XX.
                                                                                   Filipe Moreira (Lisboa) - filipe.sm@sapo.pt


 
 

2 - Registo das informações recebidas:
 

Identificação do postal - Homenagem ao Ardina

Localização - Jardim de São Pedro de Alcântara
Autoria - Busto e estátua do ardina, de António Augusto da Costa Mota (tio) e pedestal da autoria do arquitecto Álvaro Machado.
Inauguração - 29 de Dezembro de 1904
Fotografia: Arquivo Municipal de Lisboa
O monumento foi custeado por subscrição pública promovida pelo Diário de Notícias, jornal fundado em 1863 por Eduardo Coelho. Para além do busto do homenageado, tem uma estátua representando a figura popular do ardina, garoto que vendia jornais. O busto e a estátua são de bronze, e o restante monumento em pedra.

Teresa Maria Antunes Vieira da Cunha - teresavieiracunha@gmail.com

 

 
Trata-se de um postal de Angola. Qual a povoação? O que nos mostra? Se sabes a resposta, fornece-a e ela será acrescentada. - S/N - Dimensões: 14,9x9,35 cm. - Col. Manuel Bóia (1973).
 
 

2 - De acordo com a informação de Fernando Garcia Ferreira, entre o Lobito e Benguela, muito perto do Cavaco, num morro próximo da estrada que ligava as duas cidades, situava-se a igreja de Nª Senhora dos Manteiguenses. Anualmente, havia um enorme arraial que atraía gente de toda a Angola, particularmente os oriundos de Manteigas, e que culminava com fogo de artifício que melhorava a cada ano que passava. Sem dúvida que deverá ser esta igreja.  Esclarecimento de Fernando Garcia, de Fânzeres (eloiferreira@sapo.pt).

A fotografia é da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, em Benguela, na saída desta para Dombe Grande e Sá da Bandeira. Esclarecimento de João Paulo da Silva (Campo Grande - Brasil) - ( jpepcon@hotmail.com ).

 

 

 
Clicar para ampliar.
 
 
Clicar para ampliar.
 
 

3 - Postal português pertencente ao coleccionador Miguel Chaby. Infelizmente, tirando os elementos impressos, não sabemos qual a localidade representada. Se sabe qual é, desde já agradecemos os seus esclarecimentos.

 

 
 
 
 

4 -

 

 
 
 
 

5 -

 

 
 
 
 

6 -

 
 
Coleccionar postais ilustrados é uma forma agradável de aumentar os conhecimentos. Adquira-os e arquive-os em classificadores plásticos, indicando a data.

Espaço dos
coleccionadores.
Poderá também ser seu.

08-04-2019