A PALAVRA DO VICE-GOVERNADOR

Companheiras e Com-panheiros, tendo sido eleito Vice-Governador do Dist. 115 e numa ânsia de servir cada vez mais, com humildade e determinação, procurarei dar o meu melhor ao distrito ao qual pertenço.
      Como coordenador distrital da ACEL, ,juntamente com os Companheiros Lions escolhidos para dela fazerem parte, C/L José Carlos Balacó

Moreira (Assessoria aumento e conservação de sócios), C/L Pedro Alberto Alves Pimenta (Assessoria extensão), C/L José Fernando Alves Pinto (Assessoria instrução lionistica e liderança), preocupar-me-ei em bem desempenhar a tarefa proposta e em sentir que faço parte desta grande equipe.

Não esmorecendo outras atribuições que me são determinadas, irei procurar, durante este ano lionístico, incentivar os Companheiros Lions em serem verdadeiros lideres, porque a liderança precisa existir a todos os níveis, para que assim haja uma verdadeira eficiência organizacional.

Lideres competentes trabalham para desenvolver estas atitudes da seguinte maneira:

· envolvendo os Lions na tomada de decisões e delegando responsabilidades;

· designando Lions para desempenharem tarefas que estão de acordo com suas habilidades e interesses;

· motivando através do elogio e do reconhecimento;

· tratando os Lions com respeito e dando-lhes apoio;

· incentivando todos os sócios a envolverem-se;

· oferecendo organização, recursos e direcção;

· comunicando de forma eficaz.

Companheiros e Companheiras, vamos cumprir com determinação as regras básicas para bem liderar. Passo a referir:

· ter objectivos bem definidos;

· contactar os que sabem mais;

· pôr grande empenho na realização das coisas;

· motivar e saber motivar os outros;

· ter ambição (no bom sentido), desejando atingir os objectivos e tudo fazer para o conseguir.

Respondamos à chamada que a equipe ACEL irá fazer aos Companheiros Lions que possam levar à formação de novos clubes, ao aumento e à conservação dos sócios Lions, assim como à instrução lionistica e de liderança. Lideres eficazes são os que acreditam que as pessoas podem sentir de maneira responsável e que trabalham com elas como incentivadoras das suas sinergias.

C/L José Jacinto de Freitas Pereira

 

NOVAS EXPERIÊNCIAS…
UM
ÉLAN PARA O FUTURO

Pela primeira vez me dirijo a vós como Assessor de Extensão depois de substituir um Companheiro, mas sobretudo um Amigo, que tem sido a minha referência desde que sou Lion – o PDG Serra Cruz.

Espero ter engenho e arte para poder corresponder minima-mente ao que esperam de mim.

 No passado mês de Outubro estive em Bournemouth-Inglaterra frequentando o MERL Seminary e estive, também, presente no Europa Forum 2006. Foi uma experiência muito enriquecedora pelos conhecimentos adquiridos através de excelentes monitores (uma palavra de apreço ao nosso PID Rui Taveira pela qualidade e amizade demonstradas).

Para mim foi muito importante conhecer novos Companheiros e, consequentemente, novas realidades que me ajudaram a compreender melhor alguns problemas com que nos debatemos nos vários cantos desta Europa.

Porém, houve algo que me marcou e que gostaria de partilhar convosco: a força, a vontade, o amor que os nossos Companheiros do ex-bloco soviético têm pelo Lionismo (Polónia, Hungria, Roménia, Estónia, etc.). É algo de surpreendente ver como vivem e sentem o nosso Movimento e a avidez em tudo aprender mas, sobretudo, em tudo partilhar. Perdoem-me esta pequena reflexão “são uma lição para muitos de nós que estamos meio adormecidos e acomodados”.

Quanto ao problema da Extensão, tão importante neste momento para o nosso Distrito, gostaria de vos dizer que irei dar o melhor do meu esforço, porém esta tarefa não pode ser só minha mas de todos, desde o Governador e seu gabinete, até ao chamado CL de base.

Precisamos de todos e, por isso, vos “desafio” a ajudar-nos, indicando pessoas de bem vossas conhecidas em qualquer cidade ou vila do Centro Norte para tentarmos trabalhar com elas no sentido de formarmos novos clubes ou, no mínimo e para começar, Núcleos (são necessários apenas 12 Companheiros).

Estamos em Lionismo para servir. Sempre foi essa a minha grande motivação, que gostaria de vos transmitir com muita alegria.

Termino com uma citação de Helen Keller: «NÓS SOZINHOS FAZEMOS TÃO POUCO; JUNTOS PODEMOS FAZER MUITO.»

Saudações Lionísticas


       Pedro Pimenta -
Lions Clube da Trofa
       Assessor de Extensão - ACEL

 
 
 
 
     

Página anteriorPágina inicial

PÁG. 03

Página seguinte