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Anotações acerca do espólio F. de Morais Sarmento

Apontamentos para posterior redacção do texto, após recuperação de todo o espólio.

 

● Procurámos manter rigorosamente a sequência dos postais colocados nos diferentes álbuns. Todavia, uma vez que alguns já existem na secção relativa aos coleccionadores de postais ilustrados, abstivemo-nos de digitalizar os exemplares repetidos, economizando, deste modo, espaço no servidor do prof2000. Neste caso, sempre que se trate de uma repetição, utilizaremos a miniatura existente na secção relativa aos postais ilustrados» do espaço «Aveiro e Cultura».

● Nesta versão electrónica, alguns postais foram por nós excluídos. Porquê esta exclusão? Por capricho ou aversão ao exemplar existente? De modo nenhum! Simplesmente por uma questão de rigor. Casos há em que o coleccionador deste espólio, na falta de um original, o substituiu por uma reprodução fotográfica, omitindo todos os elementos relativos ao exemplar, tais como legenda explicativa, editor, dimensões, em suma, limitando-se a uma simples reprodução fotográfica de um postal, possivelmente emprestado por algum amigo. Sempre que deparamos com uma situação destas, substituímos a cópia por um original existente de outro coleccionador, sempre que ele exista.
Todavia, criámos uma secção para postais reproduzidos fotograficamente, na medida em que é preferível termos uma reprodução que nos mostre aspectos da nossa região em tempos idos do que não ter nada.

● Nos álbuns de fotografias, existem quatro provas no formato 6x9 de uma colecção muito mais completa, relativa a uma reportagem fotográfica das cheias de Aveiro. Em tempos que já começam a ficar recuados, as filhas do fotógrafo cederam-nos temporariamente os negativos de toda a colecção. Permitiram-nos uma reprodução com excelente qualidade, que disponibilizámos na Internet numa resolução elevada. Estas quatro fotografias de uma colecção mais ampla tiveram o condão de nos transportar para um universo mais recuado, despoletando-nos uma série de divagações e hipóteses. Ambos aveirenses de gema, com idades que, se não forem iguais,  serão muito próximas um do outro, terão sido companheiros e amigos? Terão sido espectadores de uma situação vivida, tão semelhante a outras que nós mesmos tivemos oportunidade de ver in situ, ainda não há muitos anos, quando o ISCIA funcionava na Rua João Mendonça e dávamos as nossas aulas de Técnicas de Secretariado na sala de informática, situada num edifício mesmo ao lado do Canal de S. Roque? Nessa altura, estávamos em 1994 ou 1995. Chamou-nos a funcionária, interrompendo-nos a actividade, para nos alertar que a água estava a subir de altura e quase a entrar no carro. Lá tivemos que nos descalçar, arregaçar as calças e retirar o veículo para zona menos alagadiça, não sem antes termos ajudado algumas professores a sair do instituto, na Rua João Mendonça. De tudo isto, temos hoje o prazer de guardar como recordação não só as memórias desse caricato episódio, como também a velha máquina fotográfica de fole, para rolos 6x9, que as filhas do fotógrafo nos ofereceram e que conseguimos pôr a funcionar, após algumas horas de paciente trabalho.

● A maior dificuldade no aproveitamento do material fotográfico reside no facto de ele ter sido compilado sem atender a critérios de classificação, tais como antiguidade e localização. Ao contrário do álbum com os registos de Lívio Salgueiro, meticulosamente arquivados, talvez, pela esposa do fotógrafo, as fotografias deste espólio não apresentam qualquer legenda informativa. Absolutamente nada, deixando-nos perante dúvidas e perguntas para as quais dificilmente se poderão encontrar respostas. Quem foram os fotógrafos? Em que data foram tiradas as fotografias? E o que é que elas nos mostram? Absolutamente nada. Teremos de ser nós a procurar dar-lhes uma sequência lógica e a descodificar-lhes os conteúdos. Por isso, todos quantos consultarem estas páginas na Internet e forem detentores de conhecimentos relativos à cidade de Aveiro poderão ter um papel importante, ajudando-nos a  descodificar os conteúdos de cada imagem. Deverão por isso valorizar este espólio colectivo com o seu contributo, fornecendo os respectivos elementos através do formulário criado para o efeito. Só assim será possível  uma actualização permanente e um melhor esclarecimento dos observadores do nosso património passado, mediante o fornecimento de legendas explicativas que nos procurem esclarecer acerca daquilo que observamos e cujo aspecto, na maior parte das vezes, é totalmente diferente daquilo que hoje podemos apreciar.

● A maior parte das fotografias em tom sépia estava de tal modo desvanecida, que a recuperação dos pormenores só foi possível mediante utilização de várias técnicas digitais de restauro. Num ou noutro exemplar, optámos por deixar os vestígios da deterioração por manuseamento inadequado, não efectuando a remoção dos traços sobrepostos de diferentes impressões digitais.

● Ao explorarmos o espólio de Morais Sarmento deparámo-nos com duas colecções completas de postais editadas por Souto Ratolla, a Série 1 e 2. Embora alguns postais já constem na secção de Postais Ilustrados do espaço «Aveiro e Cultura», reproduzimos as duas colecções, não omitindo, inclusive, as respectivas capas. Foi a primeira vez que contactámos com colecções completas relativas a Aveiro. Com as dimensões de 15,7x9,6 cm., os postais estão apresentados em grupos de 10, devendo cada exemplar ser destacado pelo picotado antes de ser escrito e enviado por correio. À excepção da legenda explicativa impressa ao centro da margem inferior, na mesma cor das imagens de cada colecção, nada se encontra impresso no verso dos postais, à excepção das linhas delimitadoras das zonas de endereço e de mensagem. O termos contacto com estas duas colecções permitiu-nos identificar o editor de todos os postais dos vários coleccionadores que possuíam exemplares avulsos. Embora monocromáticas, as colecções que conhecemos foram impressas a castanho, caso da série1, e a verde (ou a «bronze», de acordo com a gíria tipográfica da época), caso da série 2. No final de cada colecção reproduzimos a segunda capa, por apresentar o carimbo da firma: «SOUTO RATOLLA – Casa fundada em 1901 – AVEIRO».

● Atendendo a que as páginas do espaço AVEIRO E CULTURA são, segundo informações recebidas, consultadas por pessoas invisuais, os botões de navegação e os títulos constituídos por imagens apresentam, quando o cursor do rato passa por cima deles, legendas que surgem durante alguns segundos no ecrã, permitindo que programas informáticos concebidos especificamente para o efeito possam efectuar uma leitura oral das mesmas, fornecendo balizas de orientação para consulta dos textos, também eles reproduzidos oralmente por esses programas.

Henrique J. C. de Oliveira

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