Acesso à hierarquia superior.

N.º 23/25

Publicação Semestral da Junta Distrital de Aveiro

1977/1978

 
 

Explicação

Necessária

Tal como o anterior número de AVEIRO E O SEU DISTRITO o presente sai com grande, com quase indesculpável atraso.

As publicações da natureza desta têm certas dificuldades que nem por serem ou poderem ser, às vezes compensadas por algumas facilidades materiais, deixam de ter, na irregularidade da respectiva publicação, uma das suas características dominantes.

Sucede ainda que o facto da Junta Distrital de Aveiro, sua directora, editora e proprietária, ter deixado de existir face à Lei da Competência das Autarquias, levantou as hesitações correspondentes uma vez que devia ser o problema da sua publicação e eventual reestruturação objecto de análise pela Assembleia Distrital, o que será feito, por certo, em próxima reunião.

Na anterior edição da REVISTA reservou-se este número à CADERVO – Comissão de Apoio ao Desenvolvimento da Região do Vouga – totalmente colaborado pelos seus membros.

Não se quis defraudar esta expectativa. E não era justo que ela se defraudasse. O Distrito e a Região perderiam trabalhos valiosos que importa realçar, sobretudo, neste período de renovação económico-administrativa em que a Região do Vouga terá que ser daqueles que nela vêem – muito justamente – a mais caracterizada, diferenciada e dinâmica região do país.

Todos os trabalhos que vão ser publicados – com excepção de excertos de um livro base para a Região, devido à pena, ao amor e à competência do Comandante Rocha e Cunha – são da autoria dos membros da

CADERVO. Outra excepção ainda: a transcrição de um notável artigo do Prof. J. Tiago de Oliveira publicado na LUTA, de 27 de Maio de 1978.

Mas a CADERVO precisa de ser mostrada na ideia que presidiu ao seu aparecimento, no desenvolvimento oficioso do seu labor e, sobretudo, no germe que em si alberga de um Gabinete do Vouga que, para além da devoção dos seus membros, possa contar com as estruturas oficiais que a tornem a base de tudo o que, por estas terras de sonho, vigor e potência, só precisa de olhos que vejam e inteligências que compreendam.

*

Esta edição será tripla para ser tentada, até à final resolução da Assembleia Distrital, a sua actualização cronológica.

 
 

página 4

Menu de opções

Página anterior

Página seguinte