Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950, pág. 155.


Rasto de Estrelas


Reconstituição aproximada de um emblema histórico: o do GINÁSIO AVEIRENSE

De 3 a 8 de Agosto de 1932, Espinho foi «palco» magnífico do primeiro campeonato do mundo organizado no nosso país ─ o V Torneio Mundial de Bilhar, partida livre, competição anteriormente disputada em Bâle, Cairo, Barcelona e Vichy.

Butron, espanhol, um dos treze concorrentes dos dez países representados, foi o vencedor.

Ferraz, que foi eliminado nos quartos de final,  fez, todavia, a melhor série ─ 500 carambolas.


Em Março de 1907, na Ilha do Monte Farinha, Aveiro, jogou-se uma animada partida de golfe. Intervenientes: Baronesa da Recosta e seu marido, Mário Duarte, Egas Ferreira Pinto Basto e António de Castro. Triunfou Mário Duarte.

Cândido de Oliveira, notável jornalista, técnico de prestígio internacional, ex-seleccionador da equipa portuguesa e componente da selecção que disputou o I Portugal-Espanha, alinhou oficialmente, durante duas épocas, pelo Sporting Clube de Espinho.

Joaquim Moreira da Costa Júnior, primeiro presidente do Sporting Clube de Espinho, desempenhou o cargo durante 33 anos consecutivos. Caso único no país e certamente raro no estrangeiro, pode considerar-se um belo e invejável recorde.

A Federação Portuguesa de Futebol galardoou-o, bem merecidamente, com a «Medalha de Bons Serviços», a primeira que entregou a um desportista.

Joaquim Moreira foi quem redigiu os estatutos da Associação de Futebol de Aveiro, contribuindo, também de maneira decisiva, para que fosse uma realidade, a importante entidade regional.


 

O grande pintor Fausto Sampaio foi componente do primeiro «team» de futebol que se organizou em Anadia, por alturas de 1917.

O Sport Anadia ─ eis o nome do clube ─ estreou-se em Cantanhede, perdendo por 6 - 0.

Na poderosa equipa de atletismo do portuense Académico F. C. lucilavam, em 1925, nada menos de seis nomes aveirenses: Mário, Francisco e Carlos Júlio Duarte, Hermenegildo, António Ferreira e Ernesto Pinho Guedes.

Dado o ecletismo e o valor de todos, este punhado de atletas formaria só por si e em qualquer parte uma equipa de respeito...



Outro emblema histórico ─ o do GRUPO FOOT-BALLISTA ILHAVENSE

 


 

Página anterior Página de opções Página seguinte