Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950, pág. 21.


JAMES Naismith, professor de educação Física do Instituto Técnico das A.C. M. em Springfield, Massachusetts (U.S.A.), foi o inventor afortunado, implicitamente glorioso, do basquetebol.

Desporto de equipa singularmente emotivo, em que a bola, traçando as mais descompassadas trajectórias, desliza quase sempre a estonteante velocidade, a invenção de Naismith, ocorrida em 1891, não tardou em interessar as multidões de todos os continentes.

Culminando aura bem merecida, o basquetebol fez a sua aparição nos Jogos Olímpicos de 1936.

Introduzido em Portugal por volta de 1919, jogou-se em Coimbra pela vez primeira. Todavia, a grande expansão da bola ao cesto, no nosso país, só ocorreria em 1927, ano em que se fundou a Federação Portuguesa de Basquetebol.

Fase do encontro Guifões-Internacional Atlético Clube no campo dos nortenhos.

BASQUETEBOL


Se não erramos, a modalidade só em 1932 começou a ser praticada no Distrito, por sinal em Aveiro.

A Associação regional foi igualmente Fundada em 1932, efectuando-se a primeira sessão no dia 28 de Novembro.

As competições nem sempre tiveram a desejada sequência. No entanto, a modalidade jamais deixou de contar amizades seguras, a insuflarem-lhe alento.

Nos últimos anos, o campeonato ganhou regularidade, sendo apenas de lamentar o desinteresse dos clubes pelas categorias de juniores.

Não obstante o alheamento de categorizadas colectividades, outras chegam plenas de entusiasmo. A difusão da modalidade é facto indesmentível. Se a selecção de Distrito, caso curioso, ainda não conseguiu vencer um único intercidades, o basquetebol regional teve a justa consagração do seu esforço e do seu valor na presente época, com a entrada dos campeões distritais no Campeonato Nacional da I Divisão.


 

Página anterior Página de opções Página seguinte