Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

A 1 de dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, com o objetivo de recordar o mundo de que deve manter-se a preocupação de combater esta epidemia.

Em Portugal, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), os dados mais recentes de vigilância epidemiológica relativos à incidência de infeção VIH relatam a continuação de uma tendência decrescente de novos casos desde 2014. No ano de 2023 foram notificados 924 casos de infeção VIH. A maioria dos novos casos ocorreu em adolescentes e adultos, sendo a maior incidência no sexo masculino. A esperança média de vida desta população é cada vez maior. Demonstrado, pelo facto de que, em 40,5% dos óbitos o diagnóstico de VIH ocorreu há mais de 20 anos.

A infeção por VIH corresponde à infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana. Este vírus ataca e destrói o sistema imunitário do nosso organismo, isto é, destrói os mecanismos de defesa que nos protegem de doenças. Por sua vez, a SIDA, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, corresponde a um estádio avançado para o qual podem evoluir alguns doentes com infeção por VIH, que se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas que aparecem pela deficiência do sistema imunitário.

A transmissão do VIH pode dar-se através de relações sexuais desprotegidas (sem a utilização do preservativo) com pessoas infetadas por VIH, pela partilha de agulhas, seringas ou outro equipamento utilizado na preparação de drogas ilícitas para injeção ou transmissão de mãe para filho (durante a gravidez ou aleitamento).

No nosso país existem alguns programas de prevenção da infeção VIH, como a distribuição de materiais preventivos, o Programa de Troca de Seringas, a profilaxia pré-exposição ao VIH (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PPE).

Cada um pode adotar comportamentos conscientes e responsáveis de forma a evitar o contágio. De acordo com a DGS, pelo menos uma vez na vida, qualquer pessoa deve ser testada para a infeção VIH. Em caso de dúvidas, fale com o seu médico de família.

Dr.ª Maria Navas
Interna de Formação Geral

 

 
 

 

Receita Saudável


Papas de aveia e pêra


Nesta edição sugerimos uma receita reconfortante, simples, nutritiva e saudável para o pequeno-almoço ou lanche:


Ingredientes (2 doses):

• 1 pêra madura descascada;

• 120 g de leite ou de bebida vegetal;

• 80 g de água;

• 40 g de flocos de aveia;

• 1 colher de chá de canela em pó (opcional);


Preparação:

1. Rale a pêra ou corte-a em pequenos pedaços.

2. Coloque num tacho pequeno o leite, a água, os flocos de aveia, a pêra e a canela. Cozinhe em baixa intensidade, durante cerca de 10 minutos, mexendo sempre.

3. Está pronto a comer. Se for do seu gosto, polvilhe com canela as papas de aveia.

Dica: Pode variar a fruta ao seu gosto: maçã, banana, papaia (o ideal é que a fruta esteja bem madura).

Pode guarnecer com frutos secos a gosto.

Dr.ª Joana Glória
Interna de Formação Geral e Familiar

 

página 4/4

  Página anterior  

Índice

  Página seguinte