Acerca do Autor

João Laruncho de São Marcos nasceu em Ílhavo, no ano de 1919.

Após a instrução primária, e por dificuldades financeiras, inicia a aprendizagem de relojoaria e ourives, na Praça da República, com Tomaz José Rodrigues.

Aos doze anos frequenta, à noite, a Escola Comercial Fernando Caldeira, em Aveiro.

Em 1933 vai com a família viver para Leça da Palmeira, onde faz os estudos liceais. Findo estes, vai para Lisboa, estudar na Escola Náutica, onde, em 1943, conclui o Curso Elementar de Pilotagem.

Inicia a actividade profissional na Marinha de Comércio em 1943, ingressando como oficial imediato no lugre Islândia. No mesmo ano, embarca no navio de pesca à linha S. Rui, voltando em 1944 a trabalhar em navios comerciais.

Em 14 de Dezembro de 1944 é-lhe passada, pela Escola Náutica, a Carta de oficial Piloto da Marinha Mercante.

Em Outubro de 1945 ingressa na Empresa de Pesca de Aveiro, onde comanda vários navios, nomeadamente os arrastões Santa Joana, Santa Mafalda  e Santo André.

Em 1952, comandando o Santo André, pede licença para frequentar, em Lisboa, na Escola Náutica, o Curso Complementar de Pilotagem, que termina em1953, após o que regressa ao Santo André, que comanda até 1962.

Em 1957, ascende à categoria profissional de Capitão da Marinha Mercante, por carta exarada pelo director da Escola Náutica, de 20 de Novembro desse mesmo ano.

A convite da SUDENE (Organização do Governo Brasileiro) desloca-se ao Brasil, onde, durante cinco anos, faz um estudo sobre o modo de pescar naquele país.

Chefia a construção de vários navios da Empresa de Pesca de Aveiro (EPA) e é nomeado director de Serviços de Armamento desta empresa.

África do Sul, Namíbia e Moçambique são alguns dos países que visita na qualidade de negociador com a finalidade de conseguir autorização para a frota portuguesa pescar naquelas regiões.

Em 1970, integra a Comissão de Estudos e Laboração e Coordenação do primeiro Contrato de Trabalho para os tripulantes dos navios da pesca do bacalhau.

No ano de 1998, afasta-se de director da E.P.A., ficando como conselheiro do presidente da administração. Em 2001, após cinquenta e seis anos ligado a esta empresa, preside à sua última Assembleia Geral de accionistas.

Na área da intervenção pública, é eleito vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, em 1977, pelo partido socialista e, desde 1979, pertence à Direcção do Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI), sendo seu vice-presidente durante vinte e cinco anos.

Publicou em 2008 «Memórias de um Pescador».

Em 2010 publicou «Atlântico Norte, a Laguna de Alavário e o porto de Aveiro».

Faleceu em Ílhavo a 3 de Novembro de 2018.

 

13-02-2019