Aveiro antigo em 12 cópias de H. Ramos

Ver as imagens em Baixa Resolução.

Uma das fontes de receita dos fotógrafos profissionais, na primeira metade do século XX, era a reprodução de fotos antigas obtidas em chapas de vidro, que copiavam, raramente a partir dos originais, porque os não possuíam, mas geralmente a partir de cópias em papel a que conseguiam ter acesso. Por isso, a nitidez nem sempre era a ideal, mas eram suficientes para aliciar os aveirenses que tinham o prazer de coleccionar fotos da sua cidade. Compare-se, por exemplo, o original de Wunderli, anteriormente reproduzido, e a cópia feita por Henrique Ramos, cuja nitidez e qualidade é bastante inferior ao original existente no espólio de J. L. Christo. Estes 12 exemplares apresentam as dimensões de 13x8,5 e 13x7,5 cm. Existem no espaço «Aveiro e Cultura» as mesmas imagens com maior qualidade, pelo que aqui são reproduzidos em resolução relativamente baixa.

 
 
 
 

1. Moinho de marés cerca de 1870, existente no primitivo Canal do Côjo.

 

2. Outro aspecto do Canal do Côjo. Cópia feita a partir de fotografia colocada num álbum. Cerca de 1890.

 

 

 
 
 
 

3. Demolição das casas na área onde em tempos existia o canal do Côjo para abertura da Avenida Central. De acordo com o Calendário Histórico de Aveiro, iniciaram-se os trabalhos para abertura da avenida central em 3-6-1918. Por esta altura, já toda a avenida estava aberta, faltando demolir os edifícios ao lado da Companhia Aveirense de Navegação e Pesca. Um deles, a «Garagem Trindade», passou para um novo edifício construído na Avenida Central.

 

4. As pontes no centro da cidade e a Companhia Aveirense de Moagens instalada no prédio onde existiam as «alminhas» que davam o nome à ponte que lhe ficava mais próxima.

 
 
 
 
 
 

5. Aspecto da praça, anteriormente a 1909, sendo de notar todo o gradeamento que a separava da que é actualmente a Rua João Mendonça.

 

6. A mesma praça, já com o obelisco erigido pelo Clube dos Galitos, inaugurado em 26-12-1909, e com um pequeno muro de separação.

 
 
 

 
 
  7. Sede do jornal "Campeão das Províncias".   8. Canal Central. Cópia do cliché de J. Wunderli, de 1869. Original  
 
 

 
 
  9. Rossio no séc. XIX.   10. Câmara de Aveiro cerca de 1870.  
 

 

 
  11. Praça do Governo Civil, na altura em que o convento das Carmelitas foi literalmente cortado para abertura da praça. Ver HISTÓRIA.   12. Largo da Fonte Nova, por volta de 1945.  
 

 

Página anterior Página seguinte