Aurélio Guerra, Indústria Vidreira no concelho de Oliveira de Azeméis. Subsídios para a sua história. Maio, 1991/1994, 104 pp.

Acerca deste trabalho

Em meados de Junho de 2007, um colaborador(1) deste espaço de cultura, a quem devemos a inclusão de diversos temas relacionados com a região de Aveiro, trouxe-nos um exemplar do trabalho aqui reproduzido, graças a uma prima a quem o autor ofereceu um exemplar devidamente dedicado.

Lidos alguns capítulos, o assunto mereceu-nos a devida atenção e, praticamente no espaço de dois dias, foi completamente transcrito do formato impresso para este digital, legível em qualquer parte do planeta mediante utilização das modernas tecnologias de comunicação à distância.

Que características apresenta o trabalho transcrito?

Produzido talvez em Aveiro, entre 1991 e 1994, o autor utilizou já os recursos informáticos. Provavelmente uma versão ainda inédita, A Indústria Vidreira no Concelho de Oliveira Azeméis, com o subtítulo Subsídios para a sua história, é um trabalho de 104 páginas, impressas em formato A4. E, segundo cremos, ainda inédito, mas que o Autor, se ainda fosse vivo, certamente gostaria de ver impresso.

Nesta actual reprodução, além de uma revisão textual, mantivemos rigorosamente o conteúdo original, diferindo apenas pelo facto de o índice ter passado para a parte inicial, constituindo um menu interactivo e permitindo uma rápida localização dos conteúdos pelos leitores.

Infelizmente, a qualidade das imagens não é a melhor. Nos princípios da década de 1990, os formatos utilizados para a digitalização das imagens ainda não eram aquilo a que hoje estamos habituados. Estas poderão ser melhoradas se alguém possuir as fotografias originais de onde foram extraídas as ilustrações do trabalho e as quiserem emprestar por um curto espaço de tempo, apenas o mínimo indispensável para a digitalização das mesmas, ou seja, uns breves minutos. Neste caso, todas serão substituídas e a qualidade deste trabalho ficará, sem dúvida, substancialmente melhorada.

Para facilidade de consulta e, sobretudo, para poder servir de documentação para outros trabalhos de investigação acerca do mesmo tema, todas as páginas estão devidamente identificadas, permitindo uma citação rigorosa com a indicação da localização dos conteúdos. Os botões colocados no final permitem ao leitor uma consulta horizontal, ou seja, tal como se estivesse folheando e lendo o original.

Caso existam outros trabalhos acerca do mesmo tema e os seus autores os queiram disponibilizar e partilhar com a comunidade, eles poderão ser também incluídos no espaço «Aveiro e Cultura».

Henrique J. C. de Oliveira

_________________________

(1) - Referimo-nos a um colaborador interessado pelas questões não apenas aveirenses, mas relacionadas com diversos temas da nossa cultura, o amigo Henrique Neves, a quem deixamos aqui o nosso agradecimento.

 

Página anteriorPágina inicialPágina seguinte