EVA de Natal - 1934

FAC-SIMILE

É possível obter uma versão impressa deste exemplar, mantendo rigorosamente o aspecto do original, apenas com a diferença da revista ficar, depois de dobrados e ordenados os cadernos, no formato A4.

Para obtenção do seu exemplar impresso, são-lhe fornecidos dois tipos de ficheiros.

Se possui o programa Publisher, um editor electrónico da Microsoft, o seu exemplar ficará com uma qualidade superior, se o mandar imprimir a cores.

Se não possui este programa de edição electrónica, poderá descarregar o ficheiro no formato PDF. O exemplar impresso, igualmente a cores, ficará com boa qualidade, embora bastante inferior à versão em Publisher.

Eis as hiperligações para os dois tipos de ficheiro, que deverá descarregar para o seu computador ou para uma PEN, para depois mandar imprimir as folhas do cadernos, em formato A3.

Versão em PUBLISHER – 6.874 KB

Versão em PDF – 116.759 KB

 

Em seguida, fornecemos-lhe as instruções para obter o seu exemplar da revista EVA de Natal de 1934.

1.º – Quer tenha optado pela versão PDF ou Publisher, deve seleccionar o formato A3, para posição horizontal, e mandar imprimir frente e verso. Todas as folhas vão numeradas de 1 a 24, ao meio e junto da margem inferior. Esta numeração é útil para ajudar a organizar os cadernos, à semelhança do que foi feito na tipografia em 1934 com a versão original da revista.

2.º – Depois de impressas todas as folhas em A3, deverão ser dobradas individualmente ao meio, obtendo-se 12 cadernos A4, cada um com quatro páginas.

3.º – A folha com a numeração 1 e 2  corresponde à capa da revista. É dentro deste caderno que serão colocados os restantes, depois de devidamente ordenados e agrafados.

4.º – A folha com os números 3 e 4 é o primeiro caderno interno da revista, correspondente às páginas 3 a 6 da revista.

5.º – A folha com os números 5 e 6 é um caderno onde irão ser colocados os dois cadernos seguintes. Este caderno corresponde às páginas 7, 8, 17 e 18. Coloque dentro dele os cadernos com os números 7 e 8, 9 e 10, e obterá as páginas da revistas de 7 a 18. Coloque este conjunto de 3 cadernos dentro do caderno da capa, a seguir ao que já lá colocou.

6.º – O caderno com os números 11 e 12 é independente, porque apresenta imagens a cores. Corresponde às páginas 19, 20, 21 e 22. Coloque-o dentro da capa, a seguir aos anteriores cadernos. Neste momento já tem as páginas da revista numeradas de 1 a 22. Note-se que a capa corresponde à página 1.

7.º – No caderno com os números 13 e 14 vai colocar dentro dele os caderno com os números 15 e 16. E tem neste momento a revista desde as páginas 23 a 30. Coloque este caderno duplo a seguir aos anteriores no caderno capa.

8.º – O caderno com os números 17 e 18 é independente, porque apresenta também imagens da moda a cores. Coloque-o a seguir aos anteriores no caderno capa.

9.º – O caderno com os números 19 e 20 é independente. Se reparar, este caderno apresenta as páginas 35 e 36 e as páginas finais da revista, 45 e 46. Dentro deste caderno vai colocar os seguintes cadernos, para obter a paginação seguida do original.

10.º – O caderno com os números 21 e 22 é independente. Corresponde às páginas 37, 38, 39 e 40 da revista. Apresenta o conto «A Turquesa».  Coloque-o dentro do caderno com os números 19 e 20.

11.º – O caderno com os números 23 e 24 é o caderno com as explicações do sorteio e prémios. Corresponde às páginas 41 a 44. Coloque-o dentro do caderno com os números 19 e 20, a seguir ao que já lá se encontra.

12.º – Neste momento já tem a revista montada de acordo com o original. Verifique se a numeração das páginas da revista está seguida, sem erros, da página 2 a 47. Agrafe junto à margem esquerda apenas os cadernos da revista em formato A4 que se encontram dentro do primeiro caderno, correspondente às capas. Em seguida, passe um pouco de cola ao longo da lombada dos cadernos agrafados, cole o caderno que serve de capa à revista e deixe secar.

Agora, que a cola já secou e a montagem está terminada, já pode consultar a sua miniatura da revista «Eva» de Natal de 1934 em formato A4. Não será tão bom como se possuísse o exemplar original, que nós utilizámos. Mas, com um pouco de imaginação...

Vamos dar umas dicas para facilitar o trabalho de pôr a imaginação em marcha.

Observe atentamente a última página, a número 48, correspondente à capa da revista, aquela página que apresenta um anúncio aos perfumes, produtos de beleza e sabonetes da marca Nally BenAmor. Veja o que está escrito a tinta, no lado esquerdo da página, em posição vertical, de baixo para cima.

Com um pouco de imaginação, procure colocar-se na pele da «Ex.ma Senhora D. Aurora Perpétua d'Almeida», que terá adquirido o exemplar com o número de sorteio 001819, e poderá regressar a 1934, a um tempo em que os nossos avós podiam adquirir e ler, semanalmente, uma excelente revista publicada em Portugal ao longo de vários anos. Se este é o exemplar número 501 e o ano possui 52 semanas, faça as contas e ficará com uma ideia, ainda que parcial, da quantidade de anos em que ela fez a delícia dos leitores que nos antecederam.

Aveiro, 30 de Outubro de 2019
Henrique J. C. de Oliveira