Acerca deste exemplar

Se tivemos acesso a este exemplar da revista EVA de Natal de 1934, devemo-lo a Vera Maia, uma pessoa de Aveiro, que o encontrou junto a um caixote do lixo, numa rua por detrás da Secundária Mário Sacramento, juntamente com uma colecção quase completa da revista portuguesa "Mundo Gráfico", publicada em Portugal durante o período da Segunda Grande Guerra, e um maço de cartas de namoro entre duas pessoas que viveram em Aveiro, ou seja, correspondência de teor amoroso entre o «Ex.mo Senhor Eng.º Ilídio Joaquim Bartolomeu do Vale, residente na R. Caçadores 10, n.º 61-A, em Aveiro» e a «Ex.ma Senhora Eng.ª D. Elizabeth Antunes Abeillard», que por altura da correspondência residia na «Rua Santos Dias, 120, em S. Mamede de Infesta». Juntamente com este conjunto de 36 cartas, encontravam-se também algumas fotografias de pequeno formato, dentro de um envelope com as dimensões de 10 por 6,5 cm., e documentos comprovativos do pagamento das cotas à Ordem dos Engenheiros, com a data de 21-2-1954.

Todo este interessante espólio documental foi recolhido por Vera Maia, que no-lo fez chegar através do amigo Henrique Neves, colaborador do espaço «Aveiro e Cultura» praticamente desde a altura em que ele começou a ser criado.

Da colecção de revistas "Mundo Gráfico", colecção bastante interessante, após termos compulsado todos os exemplares, decidimos não efectuar o seu aproveitamento. Fazê-lo seria uma duplicação desnecessária de trabalho, uma vez que toda a colecção se encontra já digitalizada e disponível para consulta através da Internet na Hemeroteca da Biblioteca Municipal de Lisboa.

De tudo quanto nos foi trazido, aproveitámos apenas o exemplar da revista EVA de Natal de 1934, não só pelo elevado interesse do seu conteúdo, com páginas de grande qualidade gráfica sobre a moda da época, mas sobretudo pelos textos que merecem a nossa leitura, especialmente os dois contos, que valorizariam seguramente uma antologia literária dedicada a este género narrativo.

Por outro lado, esta revista tem interesse para a nossa região, por ter sido publicada sob a direcção de Carolina Homem Christo, pessoa ligada à cidade de Aveiro.

Para nós, particularmente, tem interesse pelo conteúdo, mas sobretudo porque nos fez recuar no tempo e recordar uma publicação que conhecíamos da nossa juventude e que há muito havia caído no esquecimento.

Com um total de 48 páginas, contando com as capas, este exemplar, com as dimensões de 34x25 cm, pode ser agora obtido pelos leitores do espaço Aveiro e Cultura, reconvertido no formato A4, se o quiserem descarregar no formato PDF ou em Publisher e mandarem imprimir a cores.

Para a pessoa que recolheu os exemplares e no-los fez chegar vai o nosso agradecimento.

Aveiro, 6 de Novembro de 2019

Henrique J. C. de Oliveira

 

 

15-11-2019