"COCKTAILS" E "SOIRÉES"

o vestido prático

A moda actual divide-se em duas partes bem distintas: a moda de dia, prática, um tanto desportiva, agradável a usar nas voltas diárias da vida activa que nenhuma mulher dispensaria hoje, e a moda elegante, que se põe a partir das 5 da tarde, e que é tão diferente da outra, que custa a crer que sejam as mesmas mulheres que no mesmo século usem as duas ...

     Com efeito, a mulher dos nossos dias não quis sacrificar à coquetterie os prazeres e à vontade que lhe proporciona o pequeno vestido simples ou o casaco despreocupado, mas também não quis abdicar do charme tão feminino que lhe dão os atavios mais complicados. E por isso resolveu transformar-se ao fim da tarde, substituindo o fato ligeiro pelos vestidos de cocktails, pequeno jantar, e noite.

     Não é exactamente a Gata-Borralheira que se transforma com a varinha de condão, porque os vestidos de manhã ou práticos estão longe de não ser elegantes, mas, de facto, as mulheres que encontramos na rua tratando das suas compras não parecem as mesmas que à noite circulam nas reuniões de nomeada.

     Para essas horas chiques são os vestidos de lindas sedas, lãs finíssimas, feitios do maior requinte, decotes mais ou menos indiscretos, veludos, peles, saias compridas, até à grande cauda nas toilettes de gala, que, por seu turno, são coladas ao corpo, drapées e de estilo.

     Para as horas da suprema elegância são ainda as capas de veludo orladas de peles, os lamés, as pérolas, os pailletés e as blusas, em profusão, de lamé claro.

     Enfim, o maior. mais extraordinário contraste entre o vestido chamado de rua, de absoluta simplicidade, e a sumptuosidade dos outros.

     Duas mulheres numa só! Quem poderá queixar-se?