Acesso à hierarquia superior.

DIAS, Diamantino –, Glossário. Designações relacionadas com as Marinhas de Sal da Ria de Aveiro, Aveiro, C. M. A., 1996, pág. 13.

Prefácio

Conhecedor profundo da realidade aveirense, no que ela tem de mais genuíno — as tradições, os costumes das gentes, a linguagem — quis o Dr. Diamantino Dias oferecer-nos um novo livro, rico do antigo e bom sal de Aveiro. Trata-se, na verdade, de um interessante vocabulário das actividades relacionadas com as marinhas de sal, cuja recolha metódica urgia fazer, antes que os ventos do progresso para sempre sepultassem as coisas e as palavras, que hoje são quase outrora.

Pelo teor da metodologia usada ­pesquisa de campo, ao longo de vários anos, mediante recurso à técnica da observação­-participante, junto de quantos se dedicaram, ou ainda se dedicam, às fainas das marinhas —, bem como pela meticulosa descrição de utensílios, tarefas e usos, ligados a uma actividade prestes a extinguir-se, constitui este trabalho um precioso documento para os estudiosos da linguagem.

Com o rigor e a honestidade intelectual que sempre o caracterizam, contribui o Autor, através deste estudo, não só para o enriquecimento do património cultural da cidade de Aveiro, cuja memória, neste domínio, fatalmente se perderia, mas também, numa perspectiva mais lata, para a melhor compreensão dos meandros da língua portuguesa.

Aveiro, 15 de Fevereiro de 1996

Assinatura

Maria de Fátima de Rezende F. Matias

 

 
Página anterior Página inicial Página seguinte