Amor e Vida no Portugal d'Antanho. O Senhor Abade, 1ª ed., Verdemilho, 2020, 159 págs.


Amor e vida no Portugal d’Antanho (O Senhor Abade)

Há já algum tempo que não tinha o prazer da leitura, como sucedeu neste dia 15 de Maio de 2021, alguns minutos após o encontro, num café da cidade, com o amigo David Paiva Martins, autor do livro «Amor e Vida no Portugal d’Antanho», com o subtítulo «O Sr. Abade», a personagem sempre presente através dos diferentes capítulos, ou seja, o protagonista de uma história, cuja classificação não vamos agora indicar.

Tal como o Autor nos diz logo no capítulo de apresentação, os tempos de confinamento a que todos fomos obrigados, graças aos nossos amigos chineses, não tiveram apenas aspectos negativos. Houve pelo menos um que foi positivo: o isolamento forçado, que o levou, e ainda bem para todos nós, a rever o que havia escrito alguns anos antes e a publicá-lo em 2020.

A leitura do primeiro capítulo, ao apresentar-nos a personagem ainda jovem do senhor abade, tem o poder não só de nos deixar bem dispostos, mas sobretudo de nos abrir o apetite para a leitura dos restantes. E aos poucos, quase sem darmos conta do tempo que passa, vamos revivendo, se somos da velha geração, ou ficamos a conhecer como era a vida nos começos do século XX, não apenas na região aveirense, mas em muitas outras do nosso País, em quase tudo idênticas, ainda que com algumas diferenças e variantes em termos vocabulares.

Como não nos compete a nós dizer aquilo que pode ou deve ser lido por vós, reproduzimos nas páginas virtuais das novas tecnologias apenas alguns dos 68 capítulos que constituem este livro de 159 páginas, publicado pelo Autor em Verdemilho, em Setembro do ano passado.

Nesta versão digital, para facilidade de programação e na ausência de um índice que nos facilitasse o trabalho, atribuímos títulos que não existem aos capítulos reproduzidos. E como o livro ainda não foi lançado, a solução para o adquirir para uma leitura integral, divertida e instrutiva, e ficarem a saber como decorreu a vida do Padre António, com alguns momentos exaltados, outros caricatos e alguns bastante escaldantes, é contactar o autor, cujo endereço de e-mail aqui fica para quem quiser ter algumas horas de leitura agradável e bem disposta:

davidm277@gmail.com

Leiam a amostragem que reproduzimos na secção do Autor e tirem as vossas conclusões.

Aveiro, 15 de Maio de 2021

Henrique J. C. de Oliveira
 

 
Página anterior Página inicial Página seguinte