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 Relatório de Actividades 2001-2002

 

PROGRAMA DE ACTIVIDADES — BIÉNIO 2001/2002

  1. Objectivos Genéricos de Actividade 

  2. Actividades 

  3. Impacto Social, Cultural, Promoção e divulgação, métodos de avaliação, quantitativo e qualitativo

  4. Site do CETA

  5. Publicação do Livro de Mário Castrim "Contar e Cardar"

  6. Instalações

  7. Protocolo com a CMA

  8. Sócios


 

CETA 43 ANOS AO SERVIÇO DO TEATRO E DA CULTURA

1. OBJECTIVOS GENÉRICOS DE ACTIVIDADE

Promoção do Associativismo — Descentralizar — Formação — Alargamento da actividade do CETA — outras produções inter-associações. Promoção de novos valores: técnicos, actores, dramaturgos, encenadores — privilegiar a divulgação de autores portugueses, nomeadamente Aveirenses.

1.1 - Tendo sempre como base de orientação (art.0.1 dos estatutos); realização de fins culturais, artísticos e recreativos, com prioridade para a promoção e divulgação da cultura e artes Teatrais.

Assim sendo a actividade do CETA nestes 43 anos, tem cumprido este propósito, tendo visto este reconhecimento através das centenas de colaboradores que participaram neste projecto, como também o reconhecimento desse trabalho, que é sem dúvida o público, os críticos, a imprensa, como também o reconhecimento de associação de utilidade pública, não só pela CMA, como pelo Governo, inclusive através dos apoios que pontualmente vão chegando, assim como os vários prémios com que o CETA foi galardoado ao longo da sua existência e mais recentemente, 1999, medalha de prata CMA. Em 2001, pela Escola José Estevão medalha 150 anos, e Fundação Enq.0 António Pascoal pelo trabalho desenvolvido ao serviço da cultura em Aveiro.

Mas reportando-nos aos nossos dias, tem sido propósito da actual Direcção, genericamente o seguinte:

Promover o associativismo pela vivência diária do CETA, que sempre foi e continuará a ser uma fonte criadora de projectos, um espaço de promoção e discussão de ideias, de oportunidades de apresentar essas mesmas ideias, cada vez mais procurado pelos mais jovens, criadores e inovadores, numa regeneração e actualização constante e permanente dum espaço alternativo de vivências, entre gerações diferentes de partilha de conhecimentos: formadores, pedagógico, aberto a correntes de opinião diversas, que vão assim mantendo este espaço vivo, democrático, actualizado, e desempenhando como sempre o faz o seu papel Social e Educativo, descentralizado, alternativo ao comodismo, e ao marasmo, a que nos nossos dias e cada vez mais somos empurrados, para uma sociedade globalizante e economicista, mediática, em que os valores humanos têm tendência a ser desprezados.  

 

2 . ACTIVIDADES CONCRETAS - ACTIVIDADES DO CETA

Novembro 2000

Formação:

Primeiros passos na formação do actor: o teatro e a palavra, o teatro e o corpo, o teatro e o espaço;

Curso de formação orientado por Jaime Gralheiro entre Outubro 2000 e Fevereiro 2001 — n.º de participantes 26, que pela 1ª vez tiveram contacto com o teatro no seu todo.

Animação de Rua:

Início dos trabalhos, da produção do espectáculo de animação de Rua, orientado por Paula Alexandra, com 23 participantes todos a iniciar (malabarista, andas, músicos, arte circense, mímica, coreografia e dança) que veio a estrear no inicio de Fevereiro de 2001, coroado de êxito, no espaço da Praça do Peixe, tendo feito vários espectáculos de nossa iniciativa, a animar alguns espaços da cidade:

Fórum, Biblioteca Municipal e Praça da República;  
Participação activa também no Carnaval da Ria, promovido pela Câmara Municipal;  
Comemorações do 25 de Abril;  
Participação no dia da Terra;  
Participação no dia sem carros em Aveiro;  
Animação de Rua em Ílhavo;  
Espectáculo Associação Académica da Universidade de Aveiro;  
Papel preponderante na participação e realização da Feira Medieval (Aveiro), em colaboração com a Junta de Freguesia da Vera Cruz;
Deslocação ainda ao Louriçal (Pombal), promovido pelo Instituto D. João V.
Animação da Feira Medieval S.ta Joana, promovida pela Junta de Freguesia de Santa Joana;  

Encerramento JUNIS (Olimpíadas Universitárias). Espaço IND.

Outras Produções:

• Realização do EITO — Encontros Internacionais de Teatro de Outono (em colaboração com o Trigo Limpo — Teatro ACERT — Tondela)
• Espectáculos de alta qualidade organizados pelo CETA com o patrocínio da Câmara Municipal de Aveiro (pelouro da cultura) e Junta de Freguesia da Vera Cruz:

      ● Trigo Limpo - Bandinha”  
      ● Trigo Limpo — “Soltar a Língua”  

      ● Microband (Itália)  
      ● New Orleans Society (França)  
      ● Trottino Clown (França)  
      ● (espectáculos de rua e auditório da Gulbenkian)

 

Produções para a Infância:

Dezembro 2000

“O QUE ACONTECEU NA TERRA DOS PROCÓPIOS”

Número de participantes: 16.

Texto de Maria Alberta Meneres, com encenação de Teresa Grancho, estreou em Dezembro de 2000, com espectáculos no CETA até final de Janeiro de 2001.

Espectáculos fora do CETA:

- Albergaria-a-Velha,

- Anadia — Centro Social, Santa Casa da Misericórdia

- Centro de Acção Social Esgueira — Salão Cultural (Junta Freguesia S.ta Joana)

 

Início dos trabalhos da produção do espectáculo para público em geral:

Janeiro 2801

“HOSPITIUM”

- Adaptação da ‘Praia Ocidentalar” de Eduardo Freitas, com encenação de Teresa Grancho, lendo estreado no fim de Junho, com espectáculos até ao final Julho e com reposição de espectáculos em Setembro de 2001, neste mesmo período decorreu uma exposição de pintura do autor Eduardo Freitas, no CETA.

“NOS MARES DO FIM DO MUNDO”

- Início em Setembro, da produção do espectáculo comprado pela Câmara Municipal de Ílhavo no âmbito da Inauguração do Museu Marítimo de Ílhavo e numa homenagem aos pescadores bacalhoeiros portugueses, com textos de Bernardo Santareno, seleccionados e encenados por Rui Lebre, estreou a 19 de Outubro no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

Rentabilizando o trabalho feito, fizeram-se mais quatro espectáculos no CETA.

 

Fevereiro 2001

- Apresentação oficial da recriação da primeira Feira Franca de Aveiro promovida pela junta de freguesia da Vera Cruz.

Julho 2001

- Formação com um grupo de 10 jovens que pela primeira vez tiveram contacto com o palco. Tendo em vista a preparação dos mesmos para o trabalho para a Infância com orientação de Joaquim Vargas e Ana Salgueiro, autora do texto.

Setembro 2001

- Início dos trabalhos da produção para a infância.

Dezembro 2001

“PAPINIANO, E O PIRATA TORNIQUETE’, texto original de Ana Salgueiro, com encenação de Joaquim Vargas, estreou no dia 2 de Dezembro de 2001, continuando os espectáculos no CETA.

- Deslocação ao centro Paroquial de S. Bernardo.

- Espectáculo de animação em colaboração com Beira-Mar, festa natal dos filhos dos sócios, pavilhão do Beira-Mar.

Número de participantes:12.

“UM CASO SEM IMPORTÂNCIA”, de Armand Salacro, com encenação de Rui Sérgio. Tendo sido o trabalho interrompido devido ao Rui Sérgio, por motivos profissionais ter de se deslocar aos Açores, ficando adiado para Novembro 2002 (caso a nova direcção assim o decida).

 

EXPOSIÇÕES:

• De Eduardo Freitas enquanto a peça do mesmo autor «Hospitium” estava em exibição, Junho, Julho, Setembro 2001.

• De Bernardo Alves, Dezembro/Janeiro de 2002.

 

CITA - CÍRCULOS INTERNACIONAIS DE TEATRO DE AVEIRO

Porque achamos de primordial importância a continuidade do CITA nos moldes em que foi projectado pela Comissão que lhe deu início, fizemos todos os esforços no sentido de concretizar tal efeméride. Ainda que de uma forma um pouco mais reduzida e realista, no sentido de minimizar as dificuldades apresentadas pela CMA (Vereador da Cultura) e que são óbvias, ficou a organização a cargo do CETA, sendo a Câmara Municipal de Aveiro principal patrocinador. Assim sendo e como exposto, além das dificuldades de disponibilidade financeira, aquela que mais pesa é, sem dúvida alguma, o espaço, sem o Teatro Aveirense, e não havendo muitos mais espaços alternativos, para um evento de tal envergadura. Este factor por si só, e ainda que muito nos custe, inviabiliza esta realização.

 

FALTA DE VERBA - Em Dezembro de 2001, a CMA, deixou de pagar o subsidio ao abrigo do Protocolo assinado com o CETA, e que obviamente dificultou as actividades do CETA, mas como não somos gente de mandar fazer, fazemos! Com dificuldades acrescidas, procurámos alternativas e continuámos!

Janeiro 2002

Início dos trabalhos da peça para o público em geral “TANGO” de Slawomir Wrozek – com encenação de José Júlio Fino com estreia prevista para Junho, continuando os espectáculos até meados de Julho.

Fevereiro 2002

- Em colaboração com a associação juvenil Oficina de Diónisos e pela comemoração do 80 aniversário desta associação, espectáculo comemorativo, actuação da Tuna de Santa Joana e sessão solene, no espaço do CETA.

- Abertura ao público da exposição de pintura das jovens criadoras: Mariana Arroteia e Paula Girino.

Março 2002

- Reposição do trabalho NOS MARES DO RM DO MUNDO’ a pedido da Câmara Municipal de Ílhavo, espectáculo naquela cidade a 1 de Abril ,visto por mais de 750 pessoas.

Junho 2002

- Estreia do espectáculo ‘TANGO’ de Slawomir Wrozek — encenação de José Júlio Fino, seguindo-se os espectáculos durante o mês de Junho.

- Exposição de tema alusivo ao espectáculo da autoria de Pedro Aguiar.

- Memórias de Aveiro Medieval 1434, no rossio a 23 Junho, organizado pela Junta de Freguesia da Vera Cruz.

Outubro 2002

- Continuação dos espectáculos da peça ‘TANGO” entre os dias 5 e 19.

- Em colaboração com o ACERT, ‘MASSINGUITK, Teatro da Beira - Moçambique a 25 Outubro.

 

3. IMPACTO SOCIAL, CULTURAL, PROMOÇÃO E DIVULGAÇAO, MÉTODOS DE AVALIAÇÃO - QUANTITATIVO E QUALITATIVO

Pelas actividades referidas, em que estiveram envolvidos colaboradores directos do CETA, 108 actores e 10 técnicos entre encenadores, formadores, luminotécnicos, sonoplastia e cenografia, com idades compreendidas entre os 11 e os 60 anos, sendo a esmagadora maioria entre 11 e 24 anos.

Tendo chegado a cerca de 6000 espectadores, pelos concelhos de Aveiro, Albergaria, Abadia, Pombal Í, ainda com a divulgação nos jornais regionais e nacionais nomeadamente ‘Expresso’. Revistas: Visão, VIP e rádios regionais e nacionais nomeadamente Antena 1 — entrevista em directo de cerca de 1 hora, RTP- teletexto.  

 

4. SITE DE PROMOÇÃO DO CETA

Ainda com intuito de adaptação às novas tecnologias e modernizando o CETA, tornando-o mais funcional e actual, uniram-se esforços para representar o CETA na lnternet. Com a estreita e fundamental colaboração do Dr. Henrique Oliveira (professor na Escola José Estevão) tem o CETA uma página na lnternet de «Aveiro e Cultura» com o seguinte endereço:

 www.aveicultur.cib.net

www.prof2000.pt/users/hjco/hjco

em associações culturais e ainda com a funcionalidade de uma caixa de correio electrónico:

Ceta@prof2000.pt.

Este é um meio de deixarmos um contributo cultural da nossa efémera existência.

Sendo o objectivo do CETA a partir daqui deixar o seu historial incompleto e compilá-lo em CD-ROM.

 

 

5. PUBLICAÇÃO DO LIVRO DE MARIO CASTRIM “CONTAR E CARDAR”

Após o CETA ter levado à cena a peça “CONTAR E CARDAR’, tendo sido compromisso a publicação do livro, entre o autor e a direcção da altura. Com o trabalho louvável e desinteressado dos colaboradores do CETA, António Bastos e Dr. Henrique de Oliveira, com capa ilustrada pelo SAMY, encontra-se o livro compilado e revisto pelo autor, pouco antes do seu inesperado e infeliz desaparecimento recente. Será feita a publicação o mais breve possível, o que certamente nos honrará a todos.

 

 

6. INSTALAÇÕES

Depois de finalmente o CETA ter conseguido em 1995 remodelar o seu Teatro de Bolso, com as condições mínimas de instalação e conforto para todos aqueles que nele colaboram, dotando um pequeno auditório para o CETA (público), e para Aveiro.

Concluindo ainda assim com uma interpretação realista do trabalho desenvolvido no CETA que temos grandes limitações, no que concerne ao espaço, ex: para funcionar em pleno com o numero de produções diversificadas e desenvolvidas, tivemos que recorrer à amável colaboração prestada pelos Bombeiros- Novos e Velhos, assim como o espaço da antiga escola primária (futuras instalações J.F.V.C) gentilmente cedidas pela J.F.V.C.. Resta-nos o recurso a outros espaços alternativos, que são cada vez mais escassos e que para dar-mos aso ao nosso crescimento, contamos com a vereação do pelouro da cultura para encontrar soluções, pelo que temos desenvolvido algumas diligências nesse sentido.

6.1 Aquisição e melhoramento do património e instalações do CETA

• Alteração do contador EDP para bi-horário, o que traz vantagens económicas para o CETA;

• Aquisição de duas torres mecânicas - lacuna encontrada há uns anos no material técnico do CETA;

• Material de som - aquisição de duas colunas e dois leitores de CDs;

• Forro das paredes do palco em pinho;

• Limpeza do telhado e caleiras, dado haver infiltrações de água, pelo que apelamos à preocupação dos futuros responsáveis pela limpeza do telhado e caleiras pelo menos uma vez por ano, para não se deteriorarem as instalações.

 

7. PROTOCOLO COM A C.M.A.

Tendo o CETA e a C.M.A. celebrado um protocolo em 1991, o CETA sempre cumpriu escrupulosamente até à data o dito protocolo e a C.M.A. até Novembro 2001, estando a partir daí em débito (falta receber os 100 mil escudos de Dezembro, Janeiro...).

Pelas contas apresentadas pelo CETA e as actividades desenvolvidas facilmente se deduz que os 100 mil escudos estão completamente obsoletos e obviamente insuficientes. Não sendo pagos corre esta instituição o risco de fechar a porta.

Acreditando plenamente que resolvidas as dificuldades financeiras da C.M.A. e no espírito de continuidade de boa colaboração e trabalho desenvolvido entre o pelouro e o CETA e fazendo face à actualização compatível com as actividades desenvolvidas propomos e solicitamos que o montante seja actualizado para  1250 € (texto entregue e discutido em várias reuniões com o Sr. Vereador da Cultura).

Deste débito da CMA com o CETA, foram pagos 9 meses no dia 13 de Outubro depois de muita insistência, estando ainda por completar os restantes meses até à data.

 

8. SÓCIOS

O CETA como sempre, ao longo destes 43 anos tem desempenhado um papel na cultura em geral e na divulgação em particular do Teatro em Aveiro e com ele levar o nome para outras zonas do País.

Procurando sempre o estreitamento de relações entre os sócios e a colectividade, várias comunicações foram feitas ao longo do mandato, dando conhecimento do trabalho realizado e partilhando as dificuldades inerentes à sua colectividade.

De entre algumas críticas e respostas positivas fomos mantendo a vivência renovada desta nossa colectividade e associativismo.

Pela direcção do CETA, a todos o nosso OBRIGADO!

A Direcção

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