Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 20-21 - Ano XI - 1993

FARAV / 92


A Feira de Artesanato da Região de Aveiro – FARAV/92 – que, sendo a XIII edição, foi simultaneamente a V Mostra Nacional e Internacional de Artesanato e a III Feira de Artesanato da Região Centro, decorreu de 5 a 16 de Agosto de 1992, no Parque Municipal de Feiras e Exposições.

Ocupando os três pavilhões, os expositores vieram de diversos países; presentes também treze Câmaras Municipais do Distrito de Aveiro e sete de outros Distritos – Abrantes, Castelo Branco, Gondomar, Montijo, Óbidos, Sardoal e Valongo. Uma vasta área foi ocupada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, não faltando a Cooperativa dos Artesãos de Aveiro.

A inauguração do certame coube ao Governador Civil do Distrito, estando / 78 / presentes o Sub-Delegado Regional do I.E.F.P., o Presidente da Edilidade Aveirense, representantes de diversos municípios e várias entidades locais.

Participantes: – Inscrições: 183; Artesãos a trabalhar ao vivo: 110; Módulos ocupados: 253.

Câmaras Municipais: 20; Associações de artesanato: 7; Artesãos do Concelho de Aveiro: 50; Artesãos nacionais: 61; Representações estrangeiras: 16 (Irão, Paquistão, Senegal, Grécia, México, Perú, Brasil, Marrocos e Bolívia); Regiões de Turismo: 3 (Rota da Luz, Oeste e Serra da Estrela), Cooperativa de Artesãos de Aveiro "A Barrica": 22 representações.

Instituto do Emprego e Formação Profissional: 40 inscrições, com 59 artesãos, dos quais 55 a trabalhar ao vivo. Centros de Emprego representados e respectivo número de artesãos: - Aveiro (6), Águeda (4); Arganil (1), Castelo Branco (3), Coimbra (6), Covilhâ (2), Figueira da Foz (2), Guarda (3), Seia (3), Sertã (2); Tondela (3), Viseu (4), e Marinha Grande (1).

Melhor Peça de Artesanato – No âmbito da FARAV/92 , houve um concurso, com atribuição de prémios, para a "Melhor Peça de Artesanato". Dividido em duas classes – uma de artesanato criativo e outra de artesanato tradicional – o mencionado concurso subdividiu-se em áreas distintas, como madeira, cerâmica, têxteis e couro.

Assim, na classe do artesanato criativo, Filipe Garcia ganhou o primeiro prémio em madeira, Milú Sardinha em cerâmica, e Armando Lopes em couro. Na secção do Artesanato Tradicional, foram premiados Manuel Longo e Heliodora Pinho, respectivamente em cerâmica e em têxteis. Houve ainda menções honrosas.

Referimos aqui o que, a propósito da FARAV/92, subscreveu o Prof. Celso dos Santos, Vereador do Pelouro das Feiras:

– "A Câmara Municipal de A veiro, com a colaboração da Cooperativa dos Artesãos da Região de Aveiro (A Barrica), e com o apoio da Região de Turismo da Rota da Luz e do Instituto do Emprego e Formação Profissional, lançou-se mais uma vez na realização da FARAV/92.

Este ano a Feira de Artesanato da Região de Aveiro - que vai na XIII edição - é simultaneamente a V Mostra Nacional e Internacional de Artesanato e a III Feira de Artesanato da Região Centro. Isto diz-nos claramente que a FARAV vai sendo conhecida e se tem imposto paulatinamente como certame com dignidade, que não deslustra o nome de Aveiro.

Registamos o avultado número de participantes, de tal forma que se

tornou necessário aumentar os stands; mesmo assim, ficaram de fora vários artesãos, que muito desejavam estar presentes.

Não podemos deixar de realçar, e fazemo-Io com agrado, o facto de o I.E.F.P. ter escolhido a FARA V/92 para nela ter lugar a III Feira de Artesanato da Região Centro. Agradecemos a oportunidade que nos foi dada e que muito honra a nossa Cidade.

Os visitantes têm, assim, ocasião para contactar com uma vasta e variada gama de peças de artesanato provenientes das diversas regiões do País e do Estrangeiro. Temos a certeza de que esta Feira contribuirá para a defesa e a promoção do artesanato.

Finalmente, expressamos uma palavra de gratidão às entidades que nos apoiaram e aos expositores que confiaram na nossa iniciativa.

Bem hajam."

Comissão Organizadora: – Prof. Celso dos Santos; Dr. Conde (I.E.F.P., de Aveiro); Dr. Artur Jorge de Almeida (Rota da Luz); Dr. João Branco ("A Barrica"); Arq.º José Quintão; Dr. Emanuel Cunha: João Portugal; Alexandrina Maximino; Irene Bártolo; Paula Cardoso; Isabel Ramos; Elmano Ramos; Justino Ribeiro; Nelson Chaves.

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 77-78