Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 19 - Ano X - 1992

EXPOSIÇÕES COLUMBÓFILAS

De 30 de Janeiro a 2 de Fevereiro, realizaram-se em Aveiro, no Parque Municipal de Feiras e Exposições, três exposições columbófilas: – a XIX Exposição Nacional, a VI Exposição Ibérica e a I Exposição Latino-Americana; a abertura contou com a presença de diversas entidades oficiais. A iniciativa e a responsabilidade da organização pertenceram à Federação Portuguesa de Columbofilia e à Associação Columbófila do Distrito de Aveiro, que contaram com os apoios da Direcção Geral dos Desportos, do Governo Civil do Distrito, da Região de Turismo Rota da Luz e da Câmara Municipal de Aveiro.

Um número aproximado de 500 pombos correios, oriundos das treze Associações Portuguesas e das selecções da Espanha, da Roménia e da América Latina, animaram o pavilhão octogonal e atraíram cerca de 35.000 visitantes. Tarefa difícil coube ao júri para apurar os vencedores deste enorme certame, nas classes de Sport e de Standard.

A selecção portuguesa renovou, pela sexta vez consecutiva, o título de campeã ibérica, ficando os seus pombos nos seis primeiros lugares da classificação. Além disso, quanto à prova nacional, o favorito, que era o Distrito de Aveiro, acabou por ficar classificado apenas com uma única vitória, ao contrário do de Santarém, que arrebatou os três primeiros lugares, e o do Porto, com dois.

A par destes certames, decorreu também o I Congresso Ibero-Latino-Americano, que contou com delegados do Brasil, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Roménia e Venezuela; o seu objectivo fundamental foi a análise da situação da columbofilia nos diferentes países e a procura de meios que levem a despertar o interesse pelo desporto columbófilo.

As escolas do concelho de Aveiro também não foram alheias à iniciativa, efectuando um concurso sob o tema "O pombo correio visto pela criança". Perto de duzentos trabalhos apresentaram-se em exposição pública e ao exame do júri, que teve necessidade de alargar os prémios de três para oito.

Esta experiência columbófila uniu em amizade e intercâmbio pessoas de diversos países e continentes. Estreitaram-se laços comuns, enriqueceram-se mutuamente visões culturais, derrubaram-se fronteiras linguísticas e trocaram-se mensagens de paz pela acção e pelo amor do pombo correio.

A Câmara Municipal de Aveiro não podia ser insensível ao acontecimento / 47 / marcante, de nível internacional; na sua reunião pública de 3 de Fevereiro, deliberou que se lavrasse em acta um louvor à Federação Portuguesa de Columbofilia e outro à Associação Columbófila do Distrito de Aveiro, pela forma como levaram a bom termo uma actividade que tanto enobreceu Aveiro.
 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 46-47