Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 19 - Ano X - 1992

Duas Comemorações

 

1. DR. FRANCISCO FERREIRA NEVES

O conhecido professor liceal e insigne historiador aveirense nasceu, na Travessa de Sá, no dia 24 de Dezembro de 1892, vindo a falecer em 1984. Por isso, ocorre, no próximo dia 24 de Dezembro, o primeiro centenário do seu nascimento.

O Dr. Ferreira Neves é credor da gratidão de Aveiro e da sua região, por inúmeros trabalhos sobre a sua história, referentes tanto a homens ilustres e instituições antigas, como a monumentos e factos aqui ocorridos.

Em Março de 1935, ele e os Drs. José Pereira Tavares e António Gomes da Rocha Madaíl tomaram a iniciativa de começarem a editar a revista trimestral "Arquivo do Distrito de Aveiro", valioso repositório de documentos e estudos de interesse local. Publicada ininterruptamente, o seu último número saiu do prelo no final de 1976.

Além da atribuição do seu nome à toponímia citadina, seria muito útil que se organizasse e se desse à estampa o índice alfabético dos assuntos e dos autores do "Arquivo do Distrito de Aveiro". Além da sua utilidade, esta publicação significaria uma justa homenagem a quem muito se dedicou por Aveiro.

Sabemos que este trabalho já se encontra adiantado.

 

2. FRANCISCO MANUEL HOMEM CRISTO

Em sua reunião de 8 de Junho de 1992, a Câmara Municipal de Aveiro deliberou oficialmente comemorar em 1993 o 50Q aniversário do falecimento do emérito aveirense Francisco Manuel Homem Cristo que, nascido em 1860, na Rua de S. Martinho, faleceu em 25 de Fevereiro de 1943, na sua casa junto ao Parque Municipal.

Oficial do Exército, professor universitário, deputado, militante político, paladino da imprensa popular, escritor e jornalista vigoroso, porventura o maior panfletário português de todos os tempos, a ele também Aveiro ficou a dever assinaláveis benefícios, sobretudo no que respeita às obras da barra e do porto de Aveiro, de cuja Junta Autónoma foi presidente desde 1925 a 1930. O seu jornal "O Povo de Aveiro" – por ele fundado em 29 de Janeiro de 1882, era conhecido e lido avidamente em todo o país, atingindo uma tiragem excepcional.

Para se dar corpo ao programa da referida homenagem, já se encontra formada uma Comissão, constituída pelo Vereador Prof. Celso dos Santos, Dr. Emanuel Cunha, Mons. João Gonçalves Gaspar, João Sarabando, Dr. Amaro Ferreira Neves, Dr. Manuel Ferreira Rodrigues, Luís Manuel Homem Cristo (pela família), representantes da Universidade de Aveiro, da Diocese de Aveiro e da Junta Autónoma do Porto de Aveiro e um professor de História por cada Estabelecimento de Ensino Preparatório e Secundário.
 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

p. 43