Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 17 - Ano IX - 1991

Notícias Breves
 

Janeiro, 2

A Câmara deliberou conceder um subsídio de 100.000$00 à Liga dos Amigos do Hospital de Aveiro, para a com participação nas actividades desenvolvidas, mormente no apoio aos doentes mais necessitados.

Amigos do
Hospital de
Aveiro

 

 

 

 

– Foi deliberado conceder um subsídio de 2.500.000$00 ao Centro de Formação e Cultura da Costa do Vaiado, destinado à construção da respectiva sede.

Centro de
Formação e
Cultura da
Costa do
Valado

 

 

 

Janeiro, 14

A Edilidade deliberou conceder um subsídio de 1.500.000$00 para obras de restauro na Capela de S. Gonçalinho, na freguesia da Vera-Cruz.

Capela de
S. Gonçalinho

 

 

 

 

– Foi deliberado aprovar o teor de um protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal e o Circulo Experimental de Teatro de Aveiro (CETA); a Câmara comprometeu-se a atribuir um subsídio mensal de 100.000$00, mediante a apresentação anual de alguns espectáculos de teatro. O protocolo, com duração de um ano, entrou em vigor no dia 1 de Fevereiro.

CETA

 

 

 

Fevereiro, 15

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações veio a Aveiro inaugurar a nova estrada de ligação ao nó «Aveiro-Sul» da auto-estrada, em Mamodeiro.

Nova
estrada

 

 

 

Fevereiro, 18

A Câmara Municipal atribuiu a medalha de mérito municipal, em ouro, à Polícia de Segurança Pública do Distrito de Aveiro, que lhe seria entregue em 1 de Março, Dia do Comando Distrital.

Distinção
honorífica

 

 

 

Fevereiro, 25

A Edilidade deliberou exarar um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Orlando de Oliveira que foi, durante anos, reitor do Liceu Nacional de Aveiro.

Voto de
pesar

 

 

 

 

– Foi deliberado adjudicar a execução do livro «Alberto Souto - Um Contributo para a sua Biografia», redigido por Luís Souto de Miranda.

Alberto
Souto

 

 

 

 

– Foi deliberado que o dia 14 de Abril, no decorrer da Feira de Março, se dedicasse às Cidades Irmãs e Amigas.

Cidades
Irmãs

 

 

 

Abril, 29

A Câmara Municipal deliberou adquirir mais um barco moliceiro, totalmente equipado.

Moliceiro

 

 

 

Maio, 27

Presente um ofício da Escola Secundária n.º 1 a solicitar o parecer da Câmara Municipal para atribuição do nome de um aveirense àquele estabelecimento de ensino. O Executivo deliberou, por unanimidade, concordar com o parecer da Comissão Consultiva de Cultura, propondo para o efeito o nome de Francisco Augusto da Silva Rocha.

Nome para
uma escola

 

 

 

 

– Foi deliberado, por unanimidade, adquirir um valioso livro de actas do Senado de Esgueira (1752-1760), com encadernação em pele, que ficará a pertencer ao espólio do Arquivo Histórico Municipal.

Arquivo
Histórico Municipal

 

 

 

Junho, 3

Foi deliberado pelo Executivo Municipal exarar em acta um voto de louvor pela forma digna e empenhada com que a equipa do Sport Clube Beira-Mar jogou  na final da «Taça de Portugal», que se realizou em Lisboa no passado dia 2 – exibição que muito prestigiou a região de Aveiro.

Sport Clube
Beira-Mar

 

 

 

Junho, 17

A Câmara Municipal concordou com o projecto sobre a criação do Museu da Ria, apresentado pelo Vereador do Pelouro da Cultura, o qual tem o apoio do Instituto Português do Património Cultural, o interesse da Associação de Municípios da Ria e da Junta Autónoma do Porto de Aveiro e a colaboração da Universidade de Aveiro; esta instalará no mesmo edifício - Lota - o «Fórum Doca Pesca» para investigação científica.

Museu
da Ria

 

 

 

 

– Foi deliberado que a Comissão Organizadora da FARAV/91 fosse assim constituída: - Prof. Celso dos Santos, representante da «Rota da Luz», representante da Cooperativa de Artesãos «A Barrica», Arq. José Quintão, Dr. Emanuel Cunha, João Portugal, Alexandrina Maximino, Irene Bártolo, Elmano Ramos e Justino Ribeiro.

FARAV/91

 

 

 

Junho, 24

Apreciado novamente o protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal e a Orquestra de Câmara de Aveiro, o Executivo deliberou considerá-lo aprovado, em princípio, ficando o Vereador do Pelouro da Cultura encarregado de acertar o montante do subsídio, em diálogo com a Direcção da Orquestra.

Orquestra de
Câmara de
Aveiro

 

 

 



 

 

LIMITE DE VELOCIDADE EM 1908

14 de Novembro de 1908

1908 – A folha oficial publicou uma portaria governamental que fixava em dez quilómetros à hora, dentro das povoações, e em trinta, fora das povoações, o máximo da velocidade para os automóveis. Por uma interessante estatística, vê-se que em Portugal existiam 840 automóveis, cabendo 21 ao Distrito de Aveiro.

 

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 55-56