Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 17 - Ano IX - 1991

«AVEIRO MEDIEVAL»

Nova Edição da Câmara Municipal de Aveiro

Aproveitando o decorrer da Feira do Livro, os Serviços da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro, no dia 1 de Junho, procederam ao lançamento do livro «Aveiro Medieval», da autoria da Ora. Maria João Violante Branco Marques da Silva; o acontecimento reuniu responsáveis autárquicos e figuras do meio cultural. A apresentação do livro coube à Professora Doutora Iria Gonçalves, depois de breves palavras do Prof. Celso dos Santos, que justificou a publicação da obra sob a responsabilidade da Câmara Municipal. Além disso, o Vereador do Pelouro da Cultura afirmou que tal tipo de lançamentos é para continuar e mesmo incentivar no futuro. Aliás, a própria autora do livro pôde testemunhar que já é tradicional o apoio da Edilidade Aveirense à edição de obras relacionadas não só com Aveiro mas com toda a região, tanto de escritores locais como outros.

O livro «Aveiro Medieval» é uma obra cheia de preocupações científicas, como frisou a Doutora Iria Gonçalves. A autora, aproveitando a ocasião, justificou a metodologia seguida e quedou-se em apreciações sobre as origens e o meio físico de Aveiro, a vila e a sua população, o senhorio e a administração, a economia, e os grupos sociais e suas vivências comunitárias, com suas práticas religiosas e hábitos de higiene, alimentação e saúde. De resto, é esta a sequência do estudo, que termina com ilustrações de plantas e mapas de Aveiro.

«Aveiro Medieval» é um importante meio para o conhecimento global do centro urbano de Aveiro. «Trata-se de um livro científico e de história regional» – disse a Doutora Iria Gonçalves, que revelou: – «Refira-se que a autora deste livro tem já em elaboração um trabalho sobre Esgueira». O Prof. Doutor A. H. de Oliveira Marques, nas palavras de apresentação, congratulando-se com o trabalho da Dra. Maria João Violante Branco Marques da Silva, escreveu: – «Numa análise particularmente difícil, já que não abundam as fontes para a cidade de Aveiro, a autora conseguiu, não obstante, construir um edifício sólido, onde a investigação e as conclusões se aliam de maneira feliz».

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 51-52