Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 17 - Ano IX - 1991

TERMINAL FERROVIÁRIO

A Câmara Municipal de Aveiro e a C.P. – Caminhos de Ferro Portugueses, E.P., acordaram entre si e mutuamente se comprometeram na permuta de terrenos em ordem a viabilizar a construção de um Terminal Ferroviário de Mercadorias, no lugar da Junqueira, da freguesia de Esgueira, junto à fábrica da Renault.

O protocolo foi assinado pelas Partes no salão nobre dos Paços do Concelho, no dia 22 de Maio. Uma vez concretizado em todo o seu articulado, o importante acordo tornará possível o normal desenvolvimento da cidade, numa zona de interesse urbanístico.

O referido acordo, preparado em longas e intensas negociações mútuas, vai permitir não apenas a concretização de uma velha aspiração da Câmara, qual é o Terminal Ferroviário, como também a rentabilização dos terrenos, até agora da C.P., afectos aos antigos ramais Aveiro-Mar e Canal de S. Roque, há anos desactivados; permitirá ainda a urbanização dos terrenos que a C.P. detém junto da estação do caminho de ferro da cidade – que será dotada de um acesso subterrâneo ao Centro Coordenador de Transportes e de um parque de estacionamento.

Nas palavras que proferiu na ocasião, o Dr. José Girão Pereira definiu o acordo como histórico e de extrema importância para o futuro de Aveiro e enalteceu o clima de abertura encontrado na Administração da C.P.

Por seu turno, o Eng.º Carvalho Correia sublinhou que o protocolo, então assinado, se é importante para Aveiro, não o é menos para a C.P., que está a pretender pôr fim ao isolamento em que se encontra no sector de transportes de mercadorias.

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

p. 48