Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 15-16 - Ano VIII - 1990

ESTUDANTES DE SALAMANCA EM AVEIRO


Um grupo de estudantes da Universidade de Salamanca, acompanhado por uma delegação da mesma escola de que fazia parte o Prof. Dr. Eugénio Zarca, esteve em visita de estudo na cidade de Aveiro, onde foi oficialmente recebido pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo Vereador do Pelouro da Cultura.

Durante a breve cerimónia de boas-vindas, o Dr. José Girão Pereira proferiu algumas palavras de congratulação, acrescentando ser importante o intercâmbio entre jovens das duas cidades e, nomeadamente, entre as suas universidades, tão diferenciadas no ensino. É que, enquanto em Salamanca o ensino se baseia em disciplinas clássicas, entre nós ele volta-se muito para a técnica e ciências modernas.

Por fim, o Prof. Dr. Eugénio Zarca aproveitou a ocasião para agradecer a colaboração prestada pela Câmara Municipal e formulou o voto de que a visita originasse ligações mais estreitas entre Aveiro e Salamanca, assim como trocas de metodologias e técnicas praticadas nos dois estabelecimentos do ensino superior.

 

ESCOLA EUROPEIA DE MOL


Uma comitiva constituída por professores da Escola Europeia de Mol (Bélgica) deslocou-se à cidade de Aveiro, tendo sido recebida pela Câmara Municipal, numa cerimónia do boas-vindas, realizada no salão nobre dos Paços do Concelho. Inserida numa mais vasta deslocação a vários pontos de Portugal, esta visita incluiu um passeio pela ria de Aveiro e teve como finalidade um melhor conhecimento das actividades da nossa região.

A Escola Europeia de Mol, cujo director é o Dr. Adriano Vasco Rodrigues, destina-se, como todas as outras escolas europeias, ao ensino das filhas dos funcionários e técnicos da CEE, e é considerada como "escola integrada", abrangendo os diversos graus de ensino, desde o pré-primário ao superior.

Frequentada por jovens de cerca de trinta países, funciona por secções linguísticas, pelo que é possível facultar o ensino nas próprias línguas nacionais.

Durante a visita, o Dr. Adriano Vasco Rodrigues ainda salientou o interesse em estabelecer maior intercâmbio entre professores e em dinamizar os contactos já existentes com escolas portuguesas, fazendo votos por que, em breve, a Escola Europeia de Mol seja também frequentada por jovens do nosso País.

 

ASSOCIAÇÃO PORTUGAL-FRANÇA


As Câmaras Municipais de Aveiro, Murtosa e Oliveira do Bairro e a Associação Comercial de Aveiro, bem como algumas associações culturais e vários clubes desportivos, propuseram-se dinamizar a criação da Associação de Amizade Portugal-França. A formação desta instituição reveste-se indubitavelmente de extrema importância na consolidação e no desenvolvimento das relações já existentes entre as regiões de Aveiro e de Bourges, em França.

Como nota de interesse, regista-se que, em Outubro, uma numerosa delegação da zona de Bourges, constituída por autarcas, responsáveis associativos e responsáveis de organismos ligados à formação profissional, acedeu ao convite da Associação França-Portugal, aí sediada, e efectuou uma visita a Aveiro com a finalidade de programar formas mútuas de cooperação e de perspectivar a futura Associação Portugal-França, com sede prevista para Aveiro.

Concluir-se-ia então que as Câmaras Municipais não estão vocacionadas para este género de associações, pelo que "devem ser as forças vivas de uma e de outra região a tomarem iniciativas concretas, que elas não deixarão de apoiar.
 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

p. 74