Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 9 - Ano V - 1987

BREVES

 

Janeiro, 12

– A Câmara Municipal deliberou incentivar e apoiar a criação da «Orquestra de     Câmara de Aveiro», em condições a estudar e a definir.
 

Orquestra de Câmara de Aveiro

 

– A Edilidade deliberou que a organização da Feira de Março/87 seja assim constituída: – Presidente – Vereador Professor Celso Baptista dos Santos; Secretariado – Vasco Alves Lopes e Alexandrina Maximino; Comissão Técnica e Executiva – Arquitecto João Paulo (Gabinete de Urbanização), António José Pereira Bartolomeu (Gabinete de Topografia), Jorge Trindade (Gabinete de Design), Dr. Emanuel Cunha (Serviços de Cultura), Júlio de Sousa Martins (Gabinete de Imprensa), José Evaristo Rodrigues de Almeida (Serviços de Fiscalização) e Elmano Lopes Ramos (Armazéns Gerais); Colaboradores – Associação Comercial de Aveiro, INATEL e porventura outras entidades. Foi ainda deliberado: Marcar a respectiva abertura para o dia 21 de Março, pelas 11 horas, com a participação da Banda Amizade; fixar em quarenta escudos o preço das entradas; autorizar a realização de algumas obras de reparação e conservação.
 

Feira de Março/87

Fevereiro, 2

– O Executivo deliberou exarar em acta um voto de pesar pelo falecimento do Sr. Dr. David Cristo, Medalha de Prata da Cidade e ilustre aveirense que muito se dedicou à sua terra, desenvolvendo ao longo de toda a sua vida importantes actividades em prol da Cultura.
 

Voto de pesar

Fevereiro, 16

– A Câmara Municipal deliberou nomear uma Comissão para se debruçar sobre a implementação de um monumento ao Marnoto e à Salineira; tal Comissão será coordenada pelo vereador Prof. Celso dos Santos e constituída por um técnico     do Executivo, Padre João Gaspar, Amadeu Teixeira de Sousa, Daniel Rodrigues, Dr. Amaro Neves, Manuel da Cruz Regala, João Sarabando, Dr. Vasco Branco, Afonso Henrique e um representante da Imprensa Local.
 

Monumento ao Marnoto e
à Salineira

Fevereiro, 24

– O Executivo deliberou, por unanimidade, exarar em acta um voto de pesar pelo falecimento de José Afonso, de seu nome completo, José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos – professor, cantor e compositor, que honrou a terra que lhe serviu de berço e o País onde nasceu
 

Voto de pesar

Março, 23

– A Vereação Municipal tomou conhecimento de um ofício da Comissão de Coordenação da Região Centro, indicando o nome do Arquitecto Rogério Barroca como seu representante junto do Gabinete Técnico Local; e foi deliberado que, até ao final do próximo mês de Agosto, sejam isentas do pagamento de taxas as licenças para proceder a obras de restauro em prédios da Área Antiga da Cidade, incluindo a reparação de telhados e rebocos exteriores, pintura de paredes, portas, janelas, caleiras, tubos de queda ou outros elementos considerados arquitectónicos.
 

Gabinete Técnico Local

Março, 27

– A Câmara Municipal, na reunião deste dia, deliberou concordar com o teor da  acta da reunião da Comissão nomeada para se erguer, nesta cidade, um Monumento ao Marnoto, e que é o seguinte: «Aos vinte e quatro dias do mês de Março do ano de mil novecentos e oitenta e sete, reuniu a Comissão Consultiva para a erecção do Monumento ao Marnoto, sob a presidência do Senhor Vereador Celso dos Santos e com a presença do Senhor Padre João Gaspar, dos Senhores Amadeu Daniel Rodrigues, Manuel da Cruz Regala, Dr. Amaro Neves e Escultor Afonso Henrique. Aberta a sessão o Senhor Vereador Celso dos Santos comunicou aos presentes os motivos que levaram a Câmara Municipal a tomar a iniciativa. Feita esta introdução, todos os presentes manifestaram a sua opinião sobre o local, conjunto escultórico e material a usar, tendo-se concluído: LOCAL – Entrada da Barra, do lado da Gafanha, junto à sede da Empresa de Pesca de Aveiro; MOTIVO – Marnoto e Salineira; MATERIAL – Bronze e Pedra. Para a execução do motivo escultórico, deverá ser aberto um concurso público, de ideias, com a atribuição de prémios. E não havendo mais nada a tratar, foi dada por encerrada a presente reunião».

O respectivo regulamento deverá ser elaborado pelo Gabinete de Design e submetido à consideração deste Executivo.

Aos três trabalhos melhor classificados serão concedidos prémios de 100 mil, 60 mil e 30 mil escudos, respectivamente.

Monumento ao Marnoto e
à Salineira

Abril, 6

– O Executivo, na reunião deste dia, deliberou doar ao Centro Social Paroquial de Nariz todo o terreno sobrante da ampliação do cemitério local, salvaguardando-se a possibilidade de a Junta de Freguesia respectiva vir a ter acesso ao mesmo terreno, desde que se proponha construir qualquer empreendimento da mesma natureza.
 

Doação em Nariz

 

– No mesmo dia; foi deliberado doar ao Centro Social Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima um edifício sito no lugar de Mamodeiro e cuja construção ainda não foi concluída, com a condição de ao mesmo ser dada finalidade de natureza social.
 

Doação em Mamodeiro

Abril, 27

– A Câmara Municipal deliberou mandar executar, na fábrica ALELUIA – Cerâmica, Comércio e Indústria, S.A. cento e dez placas toponímicas e azulejo, conforme maqueta apresentada por aquela firma, nas dimensões de 45x60 cm e que se destinam a ser colocadas tanto em arruamentos ainda sem designação como também a ir substituindo outras já existentes.
 

Toponímia

 

– Na mesma reunião, foi deliberado mandar executar à fábrica – ALELUIA – Cerâmica, Comércio e Indústria, S.A., para oferecer a diversas pessoas e entidades que visitam o Município: 1.100 azulejos com diversos motivos regionais e as dimensões de 15x15 cm; e seis painéis de Aveiro, Século XVIII, em azul, com as dimensões 30x45 cm Foi também deliberado solicitar propostas com vista à eventual colocação de painéis em azulejo, em diversos locais da Cidade, nomeadamente nas passagens desniveladas à linha do caminho-de-ferro.
 

Azulejos

Maio, 4

– Na reunião deste dia, o Executivo deliberou aprovar o ante-projecto para a construção do novo Centro de Saúde de Eixo, devendo os Serviços Técnicos efectuar a correcção do Plano na área em que se insere aquela construção até ao final do mês de Maio.
 

Centro de Saúde de Eixo

 

– Na mesma data, também foi deliberado aprovar o programa para a construção de Centro de Formação e Cultura de Costa do Vaiado, elaborado pelo Gabinete de Arquitectura do Município, e encarregar o mencionado Gabinete de efectuar o necessário estudo prévio, com vista à posterior elaboração do projecto.
 

Centro de Formação e Cultura de Costa do Valado

Maio, 18

– Na reunião municipal deste dia, o Presidente da Câmara sugeriu que, até ao fim de Maio, se premeiem as varandas e janelas floridas de melhor apresentação, na cidade – o que será um estímulo para o embelezamento das nossas ruas; mais sugeriu que anualmente se deverá fazer um concurso, com atribuição de prémios. Após troca de impressões, foi deliberado concordar com a sugestão apresentada e fixar as quantias de 30, 20, 15, 10 e 5 mil escudos, para os cinco primeiros prémios, e ainda cinco menções honrosas.
 

Varandas e Janelas Floridas

Maio, 25

– O Executivo deliberou, por unanimidade, participar e comparticipar na realização dos actos e cerimónias comemorativos do quinto centenário da morte de Santa Joana Princesa, cujo projecto já foi elaborado pela Diocese de Aveiro.
 

Santa Joana

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

Págs. 56-57