Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 9 - Ano V - 1987

Festas do Município

 

De 3 a 17 de Maio realizaram-se as Festas do Município de Aveiro que, neste ano, também comemoram o décimo aniversário do Poder Local.


Cartaz das Festas do Município (Gabinete de Design da C.M.A.)

Um número que merece ser realçado foi o desfile com que, ao longo da Avenida do Dr. Lourenço Peixinho, tiveram início as referidas festas. Com o apoio da Câmara Municipal, todas as Juntas de Freguesia organizaram uma interessante mostra das realidades e das potencialidades locais, sem esquecer os aspectos tradicionais e folclóricos. Em vistosos carros engalanados, perpassaram as diversas indústrias e as várias cerâmicas, cenas de trabalhos agrícolas ou da faina da ria e da pesca, quadros diversificados de artesanato. Acompanhavam a pé centenas de pessoas, integrando associações culturais e desportivas, bandas de música e fanfarras, grupos folclóricos e outros. / 49 /

Além disso, até ao termo das Festas do Município, no pavilhão rectangular do Recinto das Exposições, esteve patente uma interessante mostra; cada uma das freguesias, dispondo de um determinado espaço, ofereceu aos visitantes um retrato quer da sua história, quer das suas actividades, quer dos seus artefactos e produtos, quer dos seus anseios e mesmo da sua evolução ao longo dos séculos; até não faltou a representação de temas de aeronáutica, de preservação do património e defesa da natureza, de achados e estudos arqueológicos. Simultaneamente, também as freguesias se encarregaram da animação – o que proporcionou horas de diversão às pessoas que afluíram ao local para presenciar e aplaudir.

No dia 12, igualmente se cumpriu o programa da festa de Santa Joana Princesa, Padroeira de Aveiro. A Missa, na igreja de Jesus, sob a presidência do Bispo de Aveiro, foi concelebrada pelo Bispo Coadjutor e pelos sacerdotes da cidade; estiveram presentes as Autoridades locais. Durante a tarde, efectuou-se a procissão que percorreu diversas ruas de Aveiro, com a participação de muitas centenas de pessoas.

Reunida no dia 11 de Maio, a Vereação Municipal deliberou exarar em acta um voto de apreço, louvor e agradecimento às Juntas de Freguesia e a todas as Entidades e Associações que com elas colaboraram, pelo empenho e esforço desenvolvidos no bom andamento das Festas do Município, nomeada e especialmente na realização do desfile no dia 3 de Maio e da exposição patente ao público no pavilhão rectangular das Feiras e Exposições; mais decidiu dar conhecimento da presente deliberação às Juntas de Freguesia.

Alguns dias depois, o Prof. Celso dos Santos, Vereador do Pelouro da Cultura, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e com os membros do Secretariado Permanente das Feiras e Exposições para fazer o balanço das Festas do Município.

Foi unânime a opinião de que constituíram um êxito, graças ao dinamismo e ao espírito de colaboração evidenciado por todos, embora se reconhecesse ser possível fazer melhor.

Os Presidentes das Juntas de Freguesia receberam uma medalha e um diploma comemorativos da sua presença e acção nas Festas do Município.


 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

Págs. 48-49