Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 9 - Ano V - 1987

Feira de Artesanato da Região de Aveiro - FARAV / 87

 

No ano de 1978, a então Comissão Municipal de Turismo começou a diligenciar no sentido de promover, em Aveiro, no ano seguinte, uma Feira de Artesanato. Porém, vicissitudes várias obstaram a que tal iniciativa se concretizasse, com a amplitude desejada, embora, como afirmação inequívoca de levar por diante o certame, pelo menos três artesãos, em seis «stands», estiveram presentes na exposição / venda que ocupou a esplanada sobranceira à Praça da República.

O ano de 1980 marcou definitivamente o arranque da Feira do Artesanato da Região de Aveiro, que ocupou o já vasto espaço proporcionado pela Praça da República e esplanada contígua, sinal evidente de que foi grande a receptividade junto dos artesãos.

Em 1981 e 1982, já em condições bastante aceitáveis pelos meios postos à sua disposição, a Feira realizou-se no pavilhão octogonal do Recinto Municipal das Feiras e Exposições; mas, em 1983 e 1984, voltou novamente à Praça da República, local então considerado como o mais privilegiado pela sua situação central em relação à cidade.

Contudo, atendendo à proporção entretanto atingida em 1985, o certame regressou ao recinto das Exposições Municipais, para, no ano seguinte, se realizar no mesmo lugar lá sob a responsabilidade da Câmara, com o apoio da Cooperativa dos Artesãos da Região de Aveiro «A Barrica» – o que, aliás, acontecera desde sempre – e da Região de Turismo da «Rota da Luz».

Do pequeno número de artesãos, a Feira foi crescendo e afirma-se cada vez mais, quer a nível distrital quer a nível nacional, crescimento esse traduzido no progressivo aumento do número de expositores, no volume de vendas, na diversidade e qualidade dos produtos expostos, podendo mesmo considerar-se que o certame já atingiu o estatuto de feira distrital, pelos seus próprios meios.

Finalmente a FARAV é também o corolário das actividades dos artesãos, abrindo-lhes a possibilidade de mostrar e vender os seus produtos, e sensibiliza os visitantes para a
preservação das artes tradicionais. Além disso, torna-se ainda um espaço de animação que permite uma maior dinâmica na captação e fomento do Turismo.

A VIII Feira do Artesanato da Região de Aveiro – FARAV / 87 irá decorrer entre 25 de Julho e 23 de Agosto de 1987, no Recinto Municipal de Feiras e Exposições, em simultâneo com uma Exposição da Cerâmica Artística e Decorativa «Aveiro lI». A organização está a cargo da Câmara Municipal de Aveiro, com o patrocínio da Região de Turismo da «Rota da Luz» e da Cooperativa dos Artesãos da Região de Aveiro «A Barrica».

E. C.

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

Pág. 9