Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 8 - Ano IV - 1986


HOMENAGEM À BANDA AMIZADE


No dia 22 de Novembro, foi lançada a primeira pedra do Monumento à Música que será, simultaneamente, uma justa homenagem à Banda Amizade. No decurso da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. José Girão Pereira, salientou: «Esta iniciativa resulta da feliz convergência do LYONS CLUBE DE AVEIRO e da CÂMARA MUNICIPAL para prestar homenagem a uma das associações da cidade – a BANDA AMIZADE. Como reflexo da história desta associação, que acompanhou a comunidade aveirense ao longo de mais de 150 anos, esta homenagem pretende ser não só um Monumento à Música, mas também um espaço vivo de utilidade pública e por isso o melhor reconhecimento de Aveiro à BANDA AMIZADE.

Regozijamo-nos, pois, porque através desta iniciativa, tanto mais sublima-mos o mérito desta honrosa associação, quanto mais incentivamos a Cultura e a Arte na comunidade aveirense».

Além da intenção original da justa homenagem a uma das suas mais prestigiadas associações, outros vectores orientaram e sustentaram o desenvolvimento deste projecto. Assim, o simbolismo da homenagem alcançará ainda maior riqueza e significado, se proporcionar à comunidade e à praça onde se vai integrar a prática viva da actividade musical.

Prevê-se que o centro do Largo do Conselheiro Queirós, no Bairro do Alboi, será um pequeno anfiteatro circular ao ar livre, vocacionado para a animação cultural, em especial para a Música, onde um palco circular, ao nível do pavimento, é circundado parcialmente por uma floreira e envolvido por uma bancada com três níveis de volume ligeiro e de suave peso arquitectónico.

As costas da bancada constituirão uma parede com altura de 1,20 m., que será revestida por um painel de azulejo de técnica tradicional, tendo a Música como temática específica.

Num dos topos da bancada, um obelisco de forma rectangular explicitará o significado do conjunto, com o símbolo e letragem em bronze da BANDA AMIZADE e com a gravação em baixo relevo do Hino de Aveiro.


 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

p. 73