Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 7 - Ano IV - 1986

 

GALERIA-MUSEU MUNICIPAL

 


No dia 12 de Maio, feriado concelhio e festa de Santa Joana, abriu finalmente as portas a Galeria-Museu Municipal, uma aspiração de há anos a que a Câmara anterior deliberou dar execução e pela qual se esforçou o ex-Vereador Custódio Ramos. Na cerimónia da inauguração estiveram presentes o Governador Civil do Distrito, o Bispo da Diocese, os Presidentes e vários membros da Assembleia e da Câmara Municipais e diversas entidades civis e militares. O Dr. José Girão Pereira, nas palavras que proferiu, augurou que a Galeria-Museu fosse «um espaço em que a comunidade se reconheça, que seja um espaço humanizado, já que não há progresso sem espírito».

A Galeria-Museu Municipal, que corresponde a uma preocupação da Autarquia em apoiar e dinamizar a vida artística e cultural, pretende abrir-se a exposições temáticas, temporárias, e incentivar o gosto pelos valores superiores do homem. Encontra-se instalada ao lado da igreja da Misericórdia, no rés-do-chão de uma casa que, para o efeito, foi sujeita, durante meses, a profundas obras de adaptação e restauro. Na mostra inaugural, esteve patente parte' do espólio municipal, como pintura, cerâmica e espécies bibliográficas; por ela, pretendeu-se prestar homenagem a todos os artistas que contribuíram para o enriquecimento do património aveirense.

A responsabilidade da gestão da Galeria-Museu é da Câmara Municipal, através do Pelouro da Cultura; uma comissão consultiva e técnica de apoio e de incentivo acompanha a Autarquia na defesa de critérios de selecção e formas de utilização integral deste espaço.
 


 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

p. 45