Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 2 - Ano I - 1983 - pp. 39-41

AVEIRO ANTIGO

As páginas 40 e 41 deste boletim apresentam quatro imagens antigas de Aveiro, relativamente às quais não se conhece o nome dos fotógrafos. Foram copiadas e reproduzidas por fotógrafos profissionais posteriores, na primeira metade do século XX, e vendidas a aveirenses, que coleccionavam imagens antigas da cidade, geralmente em formato postal. As duas primeiras têm a indicação de terem pertencido ao arquivo de António Graça, um amigo que tivemos a oportunidade de conhecer na década de 1980, evocado pelo nosso colega, o Dr. Amaro Neves, no "Boletim" n.º 3 da ADERAV, de cuja redacção fazíamos parte. Nesta reprodução digital, na falta dos originais, recorremos aos exemplares inseridos na década de 2000 no espaço «Aveiro e Cultura», alguns dos quais pertencentes ao espólio de Fernando de Morais Sarmento, cuja qualidade é superior às utilizadas para a composição do Boletim.

1. Aveiro, 1886 – Antiga praça da hortaliça, junto do canal e às pontes. – Centro da cidade, cerca de 1886. Ao fundo, o moinho de marés, ainda com um só piso. O primitivo canal do Côjo já não existe. Na esquina do prédio à direita, as Alminhas que deram o nome à ponte..
 

2. Aveiro, 19 de Março de 1900 – Aspecto da feira da madeira, vulgarmente chamada «Feira de S. José», porque se realizava no dia dedicado a este santo. A venda da madeira era feita na Rua da Alfândega e na Rua do Cais – hoje respectivamente dos Galitos e de João Mendonça. Ao fundo, vêem-se barracas para a «Feira de Março» (que brevemente iria começar) e a capela de S. João (demolida em Novembro de 1910).
 

3. Aveiro, 1926 – As pontes, posteriormente demolidas para aí se construir a actual ponte-praça.  No Boletim está uma fotografia sobre a qual foi colocada por fotógrafo que duplicou o original a indicação «Aveiro, 1926». Nesta versão digital, optámos pela fotografia original, sem qualquer indicação de data, provavelmente anterior à indicada.
 

4. Aveiro, 1930 – Aspecto do Largo da Estação, da Rua Cândido dos Reis e da Avenida Dr. Lourenço Peixinho. O edifício do Hotel Avenida (depois Pensão Avenida) foi construído em 1922, conforme se lê no alto da sua fachada. Esta foto é da década de 1920, posterior à construção do edifício do Hotel Avenida, provavelmente entre 1922 e 1930, e nunca 1920, como estava anotado nas costas da fotografia que nos foi facultada. À esquerda, o começo da Avenida Central, posteriormente chamada Dr. Lourenço Peixinho. À direita, a Rua Almirante Cândido dos Reis, que ligava a estação ao Quartel de Cavalaria 5. Ao centro, um edifício emblemático da cidade ainda existente em 2022. Reprodução de um postal ilustrado da época.
 

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte