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N.º 23/25

Publicação Semestral da Junta Distrital de Aveiro

1977/1978

O Porto de Aveiro

Por João Barrosa

Aí por volta do século X os sucessos da natureza começam a transformar o aspecto da larga e pouco penetrante baía que partia das proximidades de Espinho e ia terminar junto à serra da Boa Viagem.

Aí por volta do século X os sucessos da natureza começam a transformar o aspecto da larga e pouco penetrante baía que partia das proximidades de Espinho e ia terminar junto à serra da Boa Viagem.

Um processo de deposição de sedimentos vai decorrendo ao longo dos séculos e dá lugar à formação de vastas áreas planas entre Espinho e Ovar e entre Mira e a serra da Boa Viagem. Entre Ovar e Mira, há três rios, o Vouga, o Águeda e o Cértima que, desaguando na primitiva baía em locais muito próximos, quase formando um único estuário, não consentiram na formação de idênticas planuras. O destino desses rios era o mar e quando os aluviões tentavam barrar-lhes o caminho, a energia dos seus caudais foi empurrando os materiais que empatavam as suas marchas, rompendo por aqui e por ali, até chegarem ao fim das suas viagens.

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E a extensa baía foi desaparecendo; ao norte e ao sul as areias ocuparam o espaço das águas do mar e imprimiram à paisagem um tónus quase desértico; mas no centro, as águas dos três rios, rompendo sempre e mantendo uma embocadura por onde o mar ora entrava ora saía, no jogo permanente das marés, geraram uma porção de território bem diferente. Nesta zona central da antiga baía a continuidade das terras não foi atingível, doando-nos assim a natureza uma laguna que veio a ser baptizada com o nome de Ria de Aveiro, depois que o processo da sua formação ficou concluso.

No século X, o mar atingia, francamente, Ovar, Estarreja, Angeja, Travassô, Fermentelos, recuando depois até Cacia e Aveiro e encostando-se depois a Ílhavo, Vagos e Mira. Ovar era porto marítimo e centro de produção de sal; em Alquerubim o sal era, também, extraído das águas.

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Aveiro – Porto bacalhoeiro da Gafanha.

A pincelada final na Ria de Aveiro deu-a a natureza com a formação de um cordão arenoso que, arrancando do norte, foi crescendo e crescendo para sul até quase voltar a ligar-se à costa nas proximidades de Mira; quase ligar-se – dizemos – pois que a ligação plena nunca foi atingida porque as águas do Vouga, do Águeda e do Cértima, na sua escapada para o mar, não a consentiram. Por essa passagem, imprescindível à fuga das águas dos rios, as marés fluíam e refluíam, fazendo manter-se a laguna com suas características muito particulares.

Essa passagem – a barra – divagou ao longo dos tempos no cordão litoral preferindo, na parte final da formação da laguna, a zona compreendida entre a Vagueira e Mira para as suas deambulações naturais, apresentando-se ora mais rasgada ora mais constrangida, ora mais profunda, ora mais exalçada. / 36 /

A posição da barra e as suas características topo-hidrográficas tiveram uma influência vital nas gentes e terras da bordadura lagunar. Quando a barra estava bem situada, era franca e profunda, Aveiro e suas redondezas viviam intensamente e em desafogo económico; quando, pelo contrário, a barra se mostrava mal localizada, estreita e com pouca água, a região conhecia tempos de miséria e de morte.

Com a barra em boas condições, a água lagunar era renovada pelas marés e o comércio marítimo processava-se em volumes apreciáveis no porto bem abrigado e tranquilo que a laguna constituía; nos tempos de má barra, as águas da laguna estagnavam, vinham as doenças e o tráfego de navios decaía ou anulava-se – era a doença, a morte, a miséria.

A vida de Aveiro – principalmente – e a de toda a região lagunar teve altas e baixas ao sabor das condições da barra; Aveiro era mais sensível a estas mutações, uma vez que era nas suas proximidades que vinham fundear os navios de alto bordo e era através da cidade que circulavam as mercadorias do tráfego comercial marítimo. Nos primórdios do século de 1500 a cidade e região eram prósperas graças ao movimento do porto que então ultrapassava o número dos 100 navios de comércio por ano; a actividade salineira era uma riqueza regional; a agricultura francamente compensadora; e a pesca uma outra realidade verdadeiramente próspera a ponto de a praça ter começado, então, a armar as embarcações para a captura do bacalhau nos mares da Terra Nova.

Por meados do século XVII, estando a barra situada pela Vagueira e em deslocação mais para sul, surge o declínio do porto e a ruína das actividades lagunares. Este estado de coisas, com uma franca tendência para se agravar, foi apresentando alternâncias de esperança quando as condições naturais introduziram melhorias na barra divagante.

Nos fins do século XVIII a situação era catastrófica. Para o demonstrar basta que citemos que a população da cidade, que era da ordem das 15000 almas em fins do século XV, não ia além de cerca de 3500 habitantes nos fins do século XVIII, e destes, quase todos eram pobres e doentes.

Os problemas da barra, que começam a agudizar-se no princípio do século XVIII, passam a ser objecto de séria preocupação e estudo a partir de meados do mesmo século. Muitos foram as personalidades que se debruçaram sobre o problema, algumas das quais afamados especialistas estrangeiros. Porém, só em 1808 foi lograda uma solução satisfatória projectada pelos engenheiros Reinaldo Oudinot e Luís Gomes de Carvalho. Ao fim de sete anos de trabalho, Luís Gomes de Carvalho conseguiu abrir uma barra artificial exactamente no local da barra dos nossos dias.

Julgamos interessante e curioso recordar e referir – sem pormenorizar a concepção do projecto  / 37 / Oudinot-Gomes de Carvalho e a execução dos trabalhos – que foi o próprio Gomes de Carvalho que, na tarde de 3 de Abril de 1808, abriu com o seu pé um sulco nas areias pelo qual começaram a correr para o mar as águas então represadas da ria, sulco esse que poucas horas depois estava transformado num canal que passou a constituir a ligação definitiva da laguna com o mar e a nova barra de Aveiro, a partir de então não mais divagando ao longo do litoral.

Note-se que a solução Oudinot-Gomes de Carvalho amputou a ria do seu canal de Mira, funcionando este através de uma pequena barra localizada nas bandas da Vagueira. Só em 1863 o canal de Mira voltou a ser integrado na laguna, fechando-se a barra da Vagueira, em resultado de obras executadas pelo eng.º Silvério Pereira da Silva.

Desde 1808 a embocadura da laguna – então fixada – passou por diferentes vicissitudes e foi objecto de muitos estudos e de significativas intervenções. Podemos afirmar que foram precisos 150 anos para dotar a Ria de Aveiro com uma barra capaz, pois que só em 1958 – com a conclusão dos molhos que actualmente a protegem – ela passou a oferecer condições de utilização franca e quase permanente para o movimento de um porto apto a servir as actividades económicas fixadas nas suas margens e nas suas cercanias.

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Aveiro – Porto de pesca e lota

A partir de 1958 o porto de Aveiro tomou uma nova feição e o seu movimento, desde então, não cessou de crescer, a ponto de as metas almejadas terem sido alcançados muito mais cedo do que o que era previsível.

Para isso muito contribuiu o espírito dinâmico e empreendedor de todos os empresários da região, que não só começaram, desde logo, a dar o devido aproveitamento às facilidades portuárias ao seu dispor, como prosseguindo numa senda de progresso e de realizações, se lançaram em empreendimentos que exigem da Administração Pública uma correspondência, correspondência essa que consistirá no melhoramento dos órgãos portuários existentes.

Se é certo que um porto marítimo é um factor de riqueza e de prosperidade com benéficas repercussões na economia da região onde se insere, é também verdade que essa afirmação se tem revelado mais evidente no que concerne a Aveiro, como se infere do quanto atrás ficou relatado. Em relação a Aveiro a afirmação ganha mais força uma vez que, dependendo a vida da região do acidente geográfico que é a Ria e havendo uma relação muito íntima entre Ria e porto, temos dois factores a condicionarem, intimamente, a vida da região lagunar e não só o porto de mar.

Ainda que com ligeireza recordamos factos históricos demonstrativos da influência que a Ria e o porto de Aveiro tiveram na vida e na economia da sociedade estabelecida nas proximidades de uma e do outro.

Tal influência não cessa e ainda hoje o que se opera na Ria e no Porto tem fortes reflexos nas terras circundantes. Este sentimento não escapa a todos quantos, de uma forma ou de outra, estão ligados às coisas da Ria e do porto. / 38 /

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Entrada da barra de Aveiro, destacando-se os molhes norte e sul.

A Ria mostra-se capaz de oferecer muitos motivos de interesse em diversos campos da actividade humana; o porto oferece perspectivas de larga contribuição para a economia da região ou, o que é o mesmo, para o bem-estar e progresso dos habitantes dessa região. É, pois, facilmente compreensível que se unam esforços conducentes à valorização da Ria de Aveiro e do porto do mesmo nome e que sejam desejáveis todas as iniciativas que visem dinamizar as realizações do sector público e as forças económicas que se desenvolvem em zonas sobre as quais Ria e porto podem fazer sentir a sua influência.

Hoje, os responsáveis pelo sector portuário estão ocupados e aplicados no estudo de importantes benefícios a introduzir no porto de Aveiro. Ainda que em fase de planeamento, estão sendo estudados, concretamente, e entre outros, os problemas que adiante se enunciam e que dizem respeito não só já ao porto, mas sim a este e a toda a Ria de Aveiro:

– melhoramento da barra, a fim de se obter uma garantia de manutenção de maiores profundidades e de melhores condições de abrigo no seu passe;

– melhoramento dos principais canais lagunares, envolvendo regularizações marginais e dragagens, para facilidade de todos os tipos de navegação, estabilização da barra e aperfeiçoamento do funcionamento hidráulico da laguna;

– ampliação dos sectores portuários destinados a servir as pescas costeiras, o comércio marítimo e as pescas longínquas, sendo encaradas soluções que envolvem, inclusive, a construção de sectores que substituem os existentes;

– Dotação da ria com infra-estruturas de apoio às actividades turísticas, nomeadamente, as que sirvam a navegação de recreio e os desportos náuticos;

– melhoramento das defesas e das condições de drenagem dos campos marginais lagunares, com vista a aumentar a produtividade da lavoura local;

– criação de condições de melhoramentos de carácter ambiental.

Estes procedimentos – sucinta e rapidamente enumerados – não podem mais ser estudados e executados sem uma estreita ligação e uma eficiente colaboração entre diferentes departamentos oficiais. Só com uma coordenação de esforços em que os interesses de cada força económica sejam apreciados em comum, ponderados cada um em correlação com os restantes, dinamizados segundo uma escala de prioridades bem estabelecida, se poderá realizar obra verdadeiramente útil, proveitosa e de resultados seguros.

A Ria de Aveiro constitui um acidente geográfico ímpar e de importância fundamental na vida da região onde se insere. Tudo quanto se opera na Ria – natural / 39 / ou artificialmente – tem profundos reflexos sócio-económicos na franja de território que a envolve; não surpreende, pois, que constitua um pólo de atracção de interesse e atenção de todos os que a ela estejam, por alguma forma, ligados e ou dela dependentes. Ilustra-se esta afirmação com um único exemplo, qual seja, o da vila da Gafanha da Nazaré, que nos últimos anos e graças ao acréscimo de toda a actividade portuária, mostra um surto de crescimento por demais evidente.

Ao longo deste trabalho pouco usamos os números. Parece-nos, no entanto, que antes de o ultimarmos deveremos fornecer uma pequena informação estatística; iremos mencionar, apenas, as cifras relativas aos anos de 1958 – ano da conclusão das últimas obras de melhoramento da barra – e de 1976.

Nota-se que toda a actividade portuária está a passar, no ano de 1977, por uma fase de expansão notável, registando-se taxas de crescimento muito apreciáveis no movimento comercial e na pesca cesteira. Quase se pode garantir que, no corrente ano, o movimento comercial deverá ultrapassar as 400000 toneladas de mercadorias e que o pescado descarregado pelo arrasto costeiro deverá superar as 6000 toneladas.

 

Anos

Movimento

comercial do

porto expresso

em toneladas

N.º de navios de comércio entrados

Produto da pesca long. em toneladas

Produto da pesca de arrasto costeiro

1958

1976

26 792

306 217

101

452

17 191

31 350

––

4 666

 

O movimento do Porto de Aveiro começa a ter uma expressão tal que faz com que o encaremos como um porto não já com carácter regional restrito, mas sim com interesse para zonas territoriais mais vastas.

 

páginas 35 a 39

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