Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950, pág. 37.


No dia 31 de Maio de 1868, o inglês James Moore inscreveu o seu nome em caracteres eternos na História do Ciclismo ao ganhar em França – Parque de Saint-Cloud – a primeira corrida oficial de velocípedes efectuada no mundo. No ano seguinte, o feliz Moore teve ainda ensejo de confirmar seus méritos, triunfando desta vez na primeira competição estradista (Paris-Ruão)...

Aquém-fronteiras, o Hipódromo de Belém serviu em 17 de Maio de 1885 para a efectivação da primeira corrida velocipédica, disputando-se em 1891, no trajecto Sacavém-Lisboa, a primeira prova em estrada.

José Ferreira do Sangalhos D. Clube, cortando a meta em vencedor no «Circuito da Curia», em 1943.

  CICLISMO 

No ciclismo, são das mais gloriosas as tradições do Distrito. Aveiro foi das terras do país que primeiramente construiu um velódromo, inaugurado no Rossio a 2 de Junho de 1895, com luzido programa. O famoso José d'Orey achava-se presente e venceu a mais importante das provas. Porém, já outras corridas se haviam disputado na cidade. Em Agosto de 1894, por exemplo, Mário Duarte e Benedito Ferreirinha, o ídolo portuense de então, ganharam várias corridas.

Ainda no século XIX, e devido à rasgada visão de Mário Duarte, disputou-se o Coimbra-Aveiro, «corrida anual e internacional», «única de estradas estabelecida oficialmente».

Depois surgiu a Bairrada com uma plêiade de grandes campeões, onde avultavam Pires, Carreto, os irmãos Dias Maia...

Presentemente, o Sangalhos Desporto Clube enfileira entre os grandes clubes portugueses da modalidade.

Num distrito onde reina a bicicleta, onde a tempera dos atletas já se manifestou sobejamente, não é difícil vaticinar para o ciclismo um futuro à altura.... do passado.

...Se se trabalhar, conscientemente, para a consecução de tal objectivo...


Na imagem, José Ferreira do Sangalhos D. Clube, cortando a meta em vencedor no «Circuito da Curia», em 1943.


 

Página anterior Página de opções Página seguinte