Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950, pág. 12.


AO REDOR DAS PISTAS


No decurso do I Anadia-Mortágua, Manuel Matos bateu o recorde nacional do salto em comprimento, pertença, ao tempo, do benfiquista Américo Antunes (6 m. 49), transpondo 6 m. 60. Porém, a marca não foi homologada. Os organizadores do torneio não haviam solicitado representantes à A. de A. de Coimbra...

A selecção de Gaia, que foi batida duas vezes pela de Anadia, era composta por atletas do Vilanovense, F. C. Gaia, Coimbrões e Candal.

Com a colaboração do Académico F. C. do Porto, o Oliveirense organizou em 1933 e em 1947 interessantes torneios da modalidade.

Pulando 6 m. 26 em Gaia, Luís Gonzaga, do lnternacional Atlético Clube de Aveiro, conseguiu na temporada de 1932 o 4.º melhor resultado português no salto em comprimento. Na mesma época, o anadiense Tavares dos Santos, ao transpor 3 m. 02, figura em 5.ª posição na lista dos melhores saltadores do ano, na vara.

José Júlio Duarte, nome consagrado do atletismo anadiense, igualou dois recordes nacionais. Em 1931, no decorrer do lII Concurso de «Os Sports», em Lisboa, o dos 60 metros (7 s.); em 1933, também em Lisboa, durante a final dos Campeonatos Nacionais, que ganhou, o dos 80 (9 s.).

Francisco Duarte bateu em 9-6-1929, ultrapassando 3.30 m., o recorde nacional do salto à vara, que desde 12-7-1914 pertencia, com 3,27 m., ao benfiquista Cabeça Ramos.

O «máximo» de Francisco Duarte persistiu por sua vez até 9-8-1931, data em que Manuel Oliveira, do Sport, o bateu, atingindo 3,35 m.

Ao longo de diferentes épocas, o Sporting de Espinho organizou excelentes torneios de atletismo a que concorreram os mais importantes clubes da especialidade como o Benfica, Sporting, Académico, F. C. do Porto, Sport, Vilanovense...

 

Em 25 de Junho de 1933, efectuou-se em Oliveira de Azeméis (Campo U. D. O.) o primeiro torneio de atletismo. Evaristo de Abreu ganhou os 80 m., Jorge Silva os 80 m. barreiras e o triplo, José Tuna o salto em altura, Fausto Tavares os 800 m. e António Abreu, Evaristo Abreu e Alberto Guimarães venceram a estafeta 3x80.

Rogério Morais, antigo atleta do Internacional Atlético Clube de Aveiro, concorrendo em 1933 pelo F. C. de Gaia, conquistou o título de campeão nacional de juniores do salto à vara (3 m. 10).

A A. D. Sanjoanense também praticou atletismo com assinalado aproveitamento. Nos regionais de juniores, em 1936, no Porto, Manuel Leite, Paulo Pinho, Raul Pardal, Hernâni Bastos e Daniel Nicolau tiveram acção meritória.

O Dr. Filipe Simões esclarecia, em 1872, que estivera em Portugal um tal Genaro, andarilho espanhol que venceu, em Lisboa, quantos levantaram seus reptos para corridas, perdendo apenas no Porto contra os varinos de Ovar.

Em Junho de 1905, Alexandre Vieira, de Aveiro, ganhou no Porto, durante festival desportivo ali efectuado, o salto em altura. Concorriam alunos do estabelecimento de ensino oficial secundário do país...


 

Página anterior Página de opções Página seguinte