Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950, pág. 5.


REMONTAM à pré-história as origens do atletismo, exercício natural por excelência. Cronologicamente, é de maneira incontroversa o desporto número «um». Razão de ser dos Jogos Olímpicos na Anti­guidade, igual título de glória lhe cabe, após interregno de séculos, quanto aos Jogos Olímpicos modernos.

Em Portugal, a organização de torneios data dos primitivos tempos da propaganda desportiva. Todavia, oficialmente só em 1910 se efectuou a primeira prova.

A F. P. de Atletismo, que dirige presen­temente a modalidade, foi fundada mais tarde, em 5-11-1921, sob a designação de F. P. Sports Atléticos.

*

No distrito de Aveiro, onde principiou a ser ensaiado quase no dealbar do século, o atletismo, que dispôs outrora de boas dedicações, conta hoje com raros amigos e ainda mais raros praticantes. Anadia, que chegou a ser o terceiro centro do país, abandonou depressa a modalidade onde mais laureis colhera. Após tentativa deveras auspiciosa, Aveiro seguiu idênticas pisadas...

Um salto à vara de Francisco Duarte, «recordman» de Portugal no Estádio do Lima.


A T L E T I S M O


Os torneios do Sporting C. de Espinho, que o êxito nimbara, igualmente desapareceram dos calendários atléticos. Tentativas elogiáveis, verificadas aqui e ali — Águeda, S. João da Madeira, Vista Alegre e Azeméis, por exemplo — não frutificaram também!

Ovar aparenta ser a terra do distrito onde flameja ainda o entusiasmo pelo desporto dinamométrico por excelência.

A efectivação, com visos de regular periodicidade, da «Légua de Ovar» e o apare­cimento, persistente e simpático, em algumas provas de fundo nortenhas, dos pedestrianistas vareiros, são factos iniludíveis.

Actualmente caído em «desgraça», o atletismo bem merecia o carinho dos pontífices desportivos do Distrito.


Na imagem, um salto à vara de Francisco Duarte, «recordman» de Portugal no Estádio do Lima.

 

Página anterior Página de opções Página seguinte