ECCOS
E REFLEXOS
Anthero de
Quental
Antonio Sergio, um escriptor nervoso, impressionavel,
cheio de talento, escreveu sobre os Sonetos e as Tendencias geraes da philosophia, de Anthero do Quenta!, um livro substancioso, sensatamente
orientado, um livro de larga documentação, que todos devem ler. E' mais
uma obra de valor a juntar ás que se occupam dos trabalhos do grande
poeta e prosador, morto em plena florescencia da sua pujante
mentalidade.
Aspectos de cidades estrangeiras
A FAMOSA AVENIDA DAS TILIAS, EM BERLlM
Theatros
D. Amelia. – A época d'este inverno, no D. Amelia, ficou brilhantemente
assignalada nos annaes do theatro portuguez, com a representação da
peça Os Postiços, a que Eduardo Schwalbach soube imprimir
os fulgores do seu extraordinario talento como comediographo.
EDUARDO SCHWALBACH
E, se é
certo, que de ha muito os meritos do illustre escriptor estavam
affirmados na complexidade extraordinaria de generos litterarios que tem
cultivado, com invariavel exito, não é menos verdade que o seu ultimo
trabalho theatral, comprovando-lhe faculdades já reconhecidas, lhe vem
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evidenciar outras d'um valor não menos real e indiscutivel.
A peça Os Postiços, é desenvolvida em cinco actos,
onde as allusões
acirradas a uma sociedade impostora e cruel, esfusiam entre as teias de
filigrana d'um drama psychologico, que detem o publico vibrante de
interesse do primeiro ao ultimo acto. Não faltam ali os typos dos
politicos de toda a parte e das grandes damas da vida mundana, gravitando
em volta d'um meio de intriga que consegue disfarçar-se, á força de se
integrar no embuste da mentira, nos escrupulos dos convencionalismos, nos excessos de virtudes nunca
sentidas mas que é mister infligir aos outros, com os
maiores rigores.
No desempenho destacam-se Luz Velloso, Emilia de Oliveira, Angela Pinto,
Chaby e Pinheiro, cujos recursos scenicos dão o maior relevo aos papeis
que lhes são destinados.
E imperdoavel seria fecharmos esta noticia sem alludirmos á iniciativa
arrojada do visconde S. Luiz de Braga, que no louvavel emprehendimento
de fazer representar Os Postiços no elegante theatro D. Amelia, com todos
os atractivos d'uma mise-en-scène luxuosa, manifestou mais uma vez as
qualidades fulgurantes
que põem em destaque a sua figura de emprezario.
Trindade. – Depois de nos dar varias operas de
auctores francezes e italianos traduzidas para portuguez, a arrojada empreza da Trindade, faculta-nos o verdadeiro prazer
espiritual, de apreciarmos uma opera genuinamente portugueza, a Serrana,
a que os seus auctores, Alfredo Keil e Lopes de Mendonça, teem cingida
uma das mais gloriosas corôas da sua vida artistica.
O que a Serrana é como technica e como sentimento nacional, as poderosas
faculdades de talento e de alma que ella synthetisa estão, decerto, de
ha muito consagradas, devidamente, pela critica. A Historia da Arte
ha-de curvar-se, demoradamente, e com renuncia ante esse trabalhador modesto
que, apenas,
encorajado pelo seu extremado amor á arte, soube triumphar d'um meio
apathico e desolador que, por principio, lhe devia ser adverso.
Resta-nos, pois, salientar os prodigios de valor que o maestro Luiz
Filgueiras faz na regencia da orchestra e o desempenho correcto da parte
de Delphina, Bensaude, Victor e Pratas que, dia a dia, evidenciam novas
e notaveis aptidões.
Avenida. – A esplendida revista A Nove tem sido, sem duvida alguma, um
dos mais felizes successos do theatro Avenida, n'esta época,
continuando, portanto, em noites successivas, a sua carreira triumphal,
sem que o publico se fatigue de lhe prodigalisar applausos.
Entre as interpretes, devemos destacar Julia Mendes,
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de Oliveira, a figurinha gentil,
de biscuit que polvilha de graciosidade a revista ou a opereta em que
seja um elemento, e, finalmente; Flora Dyson cuja elegancia e vivacidade
se tornam
qualidades para a distinguir em qualquer papel do genero theatral que
cultiva.
Principe Real. – Com excepcional successo, têem-se representado, n'este
theatro, a peça do illustre dramaturgo Marcellino de Mesquita,
Envelhecer, cuja intensidade dramatica encontrou uma interpretação
apaixonada e emocionante, nos temperamentos artisticos de Maria Falcão
e Eduardo Brazão.
Tudo o que se diga para frizar as qualidades que valorisam o rigoroso
drama do insigne escriptor, ficaria além do amor que a sua
representação calou na alma do publico, traduzido em applausos
freneticos e expontaneos.
O theatro Principe Real, que se propoz a dar uma época de arte a valer
ao publico lisboeta, reunindo para isso, um elenco em que se contam alguns dos vultos mais em evidencia na scena portugueza, tem
conseguido, com brilhante exito, o seu desideratum, para o que
contribuiu tambem, a serie de conferencias litterarias effectuadas
ultimamente no mesmo theatro, conferencias effectuadas por alguns dos
nossos mais distinctos homens de lettras.
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