Convenção Ordinária do Distrito 115

Centro-Norte de Lions Clubes

 

No dia 28 de Abril passado, na Escola de Hotelaria do Estoril realizou-­se a XVIII Convenção Ordinária do Distrito Centro-Norte de Lions Clubes.

Após as cerimónias protocolares, da saudação às bandeiras, leitura do Código de Ética do Lionismo, a Assembleia relembrou com todo o respeito e saudade os Companheiros falecidos: Luís Augusto Gomes e Abílio Augusto Seixo, Vila Praia de Âncora, Carlos Eduardo Correia, Guimarães, Guilhermino Simões Neves e Rosa Bellard da Fonseca, Bairrada, Serafim Paulo de Sousa, Boavista e Vítor Manuel Almeida, Águeda.

Posto isto, o CL. Governador Luís Ventura entregou a sessão ao PCC, José Neiva Santos, que agradeceu o convite e saudou todos os pre­sentes e o D.I. Francisco Fabrício de Oliveira, que fez consigo o Seminário para Governadores.

Seguiu-se a ratificação da acta da XXVII Convenção de Castelo Branco e a intervenção do Cleo, António Gonçalves, que, dada a demissão do Presidente, foi nomeada uma Comissão constituída por ele, do Leo Clube da Trofa, Maria Rui Sampaio, Guimarães, Mariana Lemos, Senhora da Hora, para gerir os destinos do Distrito até à Conferência Leo.

Depois, foi o momento alto do Governador que leu o seu relatório, apresentando as actividades mais relevantes desenvolvidas no seu ano lionístico, apontando os quatro vectores da sua estratégia: reforço e rejuvenescimento dos quadros sociais, expansão do Movimento com fundação de novos clubes ou núcleos, manutenção ou reformulação das actividades de serviço às comunidades e mobilização geral para a Campanha Sight First II.

Foi também ratificada a candidatura do Lions Clube de Espinho à realização da XIX Convenção Distrital do CN, para o AL2008/09, que foi aprovada por unanimidade e aclamação.

No tocante ao relatório e contas, que mereceram voto favorável do Conselho Fiscal, a proposta foi aprovada por unanimidade e aclamação.

 

O Lions Clube de Guimarães, por seu turno, apresentou uma propos­ta sua, no sentido dos Informes serem enviados não só a Lions Internacional, mas às estruturas de Distrito Centro-Norte, o que mereceu aprovação por maioria, com 31 votos a favor e 4 contra.

Outra proposta, denominada "Uma Árvore, Um Amigo", do Lions Clube da Bairrada, que ao princípio parecia demasiado polémica por poder colidir com a emblemática Campanha "Eu Sou Vigilante da Floresta", acabou por resultar numa recomendação.

O Presidente e Delegado do clube, Alexandre Pereira, desvaneceu essa dúvida, afirmando que nunca lhes passara pela cabeça que se substituísse à Campanha da Floresta, sendo apenas a Campanha "Uma Árvore, Um Amigo", complementar ou paralela.

Intervieram nesta matéria o CL Carlos Ferreira, do Lions Clube de Espinho, e a CL Claudette Albino, do Lions Clube Santa Joana Princesa.

Entretanto, o CL Ferreira de Campos pôs um ponto de ordem à mesa e o Moderador PCC Neiva Santos aproveitou a sugestão e submeteu a proposta à votação, mas apenas como recomendação. Votaram 38 delegados, com 25 votos a favor, 4 contra e 9 abstenções, pelo que a proposta foi aprovada por maioria. E assim acabaram as propostas da Convenção.

Candidaturas

Seguiu-se o momento mais importante da sessão, as candidaturas a Governador do CL e Vice-Governador, José Jacinto Freitas Pereira, do Lions Clube de Guimarães, e a Vice-Governadora, a CL Lucinda Carlota Monteiro Ferreira de Oliveira Fonseca, do Lions Clube Barcelos, apresentada pelo PCC Carlos Quinta e Costa.

 

DISTRITO 115 CENTRO NORTE DE LIONS CLUBES - AL 2006/2007 - N.º 3 (Março a Junho 2007)


 
 
     

Página anteriorPágina inicial

PÁG. 27

Página seguinte