Fundação do
Lions Clube Viriato de Viseu

 
 

Entrega da bandeira do novo clube pelo Presidente do Lions Clube de Espinho, CL Rocha Pinto.

 

No passado dia 10 de Fevereiro, na cidade de Viseu, fundou-se o Lions Clube Viriato. Foi uma noite de festa, motivo para que autoridades civis da cidade, convidados e muitos companheiros lions se juntassem, à volta dos 25 sócios fundadores do mais novo clube Lions de Portugal. A sessão foi aberta pela CL Palmira Brites Lemos, Presidente do núcleo Viriato de Viseu que, com a sua extinção, permitiu o surgir do Lions Clube Viriato de Viseu. Depois da saudação às bandeiras, a CL Maria Teresa Morais A. Correia leu a invocação, tendo sido apresentado o código de ética pelo CL Germano Amaral Andrade. A direcção da sessão foi confiada à CL Maria Clara M. Gonçalves Lima.

Depois da apresentação lionística e dos convidados, verificara-se as intervenções do CL Past-Governador Sintra Coelho, em cujo mandato se verificou a fundação do Núcleo, seguida da intervenção do CL Past-Governador Carvalho Lopes em nome dos clubes. Seguiu-se a entrega da carta constitutiva e de emblemas aos sócios fundadores do novo clube e o Presidente do clube padrinho, Lions Clube de Espinho, procedeu à entrega da bandeira.

A leitura do poema “Dá um pouco de ti…” por Glória Paiva e a oração de sapiência, “Tempo de Carnaval”, pelo inspector A. Lopes Pires, constituíram o momento cultural.

Usaram da palavra as autoridades civis, com destaque para a Dr.ª Paula Madeira, representante do Governador Civil do Distrito, e o Dr. Fernando Ruas, Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas, que manifestou o seu regozijo pela fundação deste clube de solidariedade social.

O Presidente do Conselho Nacional de Governadores, CL   Fernando  Jorge,  teceu    judiciosas   considerações

 

acerca do movimento lionístico e do acto vivido.

Finalmente, usou da palavra o CL Governador do Distrito 115 Centro-Norte, Luís Ventura, cujo texto se passa a transcrever.

Estimada Companheira Palmira Lemos, Presidente do Lions Clube de Viseu-Viriato, seu esposo CL Manuel Lemos; Srª. Dr.ª Paula Madeira, representante do Governador Civil do Distrito; Sr. Dr. Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu; representantes da Comunicação Social; Convidados;

Autoridades Lionísticas; Queridas Companheiras, Caros Companheiros:

Estamos a viver hoje em Viseu, um momento muito especial para o Distrito 115 Centro/Norte de Lions Clubes e, porque não dizê-lo, do sionismo português.

E é um momento especial por ser a confirmação de que o espírito Lions está bem vivo e actuante na Cidade de Viriato.

Sendo verdade que só a partir da entrega da CARTA CONSTITUTIVA emitida pela Associação de Lions Internacional, da sua aceitação e da posse dos seus sócios fundadores, o Núcleo adquiriu o seu estatuto de Lions Clube, as suas actividades na comunidade viseense, principalmente desde Outubro de 2006, testemunhavam já a identificação plena deste grupo de mulheres e homens, com os Objectivos do lionismo e o seu Código de Ética.

 Servir desinteressadamente as nossas comunidades, estando prontos a ajudar o próximo, a socorrer o necessitado e a amparar o humilde, servindo e não servindo-se, é o fundamento de toda a acção dos Lions.

Ajudando a tornar menos difícil o presente para os mais fragilizados, através de ajudas directas ou indirectas e levando os nossos concidadãos a acordar para a solidariedade, estamos a levar à prática o lema “NÓS SERVIMOS”   que   foi   adoptado   como   programa   pelo
 

Leitura da Carta Constitutiva do Lions Clube Viriatdo de Viseu pelo Governador do Distrito 115 CN.

 
 
 
 
     

Página anteriorPágina inicial

PÁG. 11

Página seguinte